sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

"Universidades do Minho e de Santiago criam sociedade filosófica eurorregional"

«As universidades do Minho (UMinho) e de Santiago de Compostela criaram a primeira Sociedade de Filosofia da Eurorregião Galiza-Norte de Portugal em "prol do aumento e melhoria da cultura filosófica" no noroeste peninsular, anunciou hoje a academia minhota.
Em comunicado enviado à agência Lusa, a UMinho explica que aquela "associação científica e filosófica" resulta da "cooperação consolidada e da convergência de vontades" entre docentes do Departamento de Filosofia da universidade minhota e dos departamentos de Filosofia e Antropoloxía Social e de Lóxica e Filosofia Moral da Universidade de Santiago de Compostela (USC), na Galiza.
A SFEGNP, adianta o texto, "quer contribuir para a formação filosófica permanente dos estudantes, licenciados e professores de todos os níveis educativos da euro-região, bem como promover a investigação e a defesa da filosofia".
Além disso, explana a UMinho, a nova sociedade de filosofia pretende ainda "organizar e apoiar publicações e eventos científicos na área, incentivar projetos com os centros universitários, contribuir para a recolha de um fundo bibliográfico alusivo do noroeste peninsular, além de colaborar com as administrações públicas e sociedades congéneres para o ensino e a promoção pública da filosofia".
Assim, a SFEGNP pretende "estreitar e aprofundar" as relações entre os três departamentos da UMinho e USC "em prol do aumento e melhoria da cultura filosófica da eurorregião", salienta o professor da UMinho, João Ribeiro Mendes, primeiro presidente da SFEGNP.
O texto anuncia também que as próximas iniciativas envolvendo a SFEGNP são o XI Simpósio Galaico-Português de Filosofia, agendado para março em Braga, e os Encontros de Verão na eurocidade Valença-Tui.
A entidade tem o 'site' oficial na morada http://sfegnp.wix.com/sfegnp.

(reprodução de notícia Agência Lusa, de 15-01-2015)

[cortesia de Nuno Soares da Silva]

Sem comentários:

Enviar um comentário