terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Nota Informativa do Conselho Geral | Reunião de 26 de janeiro de 2015

«Reuniu no dia 26 de janeiro, pelas 9h30, na Sala de Reuniões da Reitoria, Largo do Paço, o Conselho Geral da Universidade do Minho. Constavam da Ordem de Trabalhos:
- Assuntos de iniciativa do Conselho Geral
- Assuntos de iniciativa do Reitor

Assuntos de iniciativa do Conselho Geral
Antes de iniciar a sessão foi investida, pelo Presidente do Conselho Geral, a Senhora Dra. Paula Moura Pinheiro como membro externo ao Conselho.
Em relação aos assuntos de iniciativa do Conselho Geral, foram prestadas diversas informações pelo Presidente do Órgão. De seguida, procedeu-se à aprovação da Ata número 5/2014, relativa à reunião plenária de 15 de dezembro, sendo esta aprovada por unanimidade dos membros presentes na referida sessão.                                                                                    
Foi deliberado aprovar a constituição de um grupo de trabalho que irá preparar a regulamentação tendo em vista a implementação do voto eletrónico em futuras eleições na Universidade do Minho.
Sobre o ponto previsto na agenda centrado na “Transferência de Tecnologia e Emprego”, foi entendimento do Conselho Geral aprofundar o debate sobre o follow-up que se pretenderá fazer do potencial de informação que venha a ser disponibilizado para a Universidade do Minho.
O Conselho Geral procedeu ainda à análise da execução do Plano Estratégico da UMinho.
Finalmente, o Conselho Geral acordou, por maioria, em acolher a proposta do Reitor no sentido de retomar o processo negocial relativo ao Regime Fundacional, a aplicar na UMinho.

Assuntos de iniciativa do Reitor
O Reitor disponibilizou diversas informações relevantes sobre a Universidade do Minho e o enquadramento do Ensino Superior, nomeadamente o quadro orçamental para 2015; a avaliação em curso das Unidades de Investigação e Desenvolvimento (I&D) e a construção do Acordo de Consórcio UNorte.pt.
Ilustrou, ainda, os resultados do concurso nacional de acesso ao Ensino Superior 2014-15, com uma apresentação exaustiva por cursos e UOEI.
O Reitor apresentou o Relatório de Sustentabilidade da UMinho 2012-13, tendo sido alvo de debate alargado, cujo documento foi apreciado muito positivamente pelos membros do Órgão.
Os pontos referenciados em agenda, nomeadamente o n.º 2 “Proposta de fixação de propinas (2º e 3º ciclos) - ano letivo 2015/16”, e o ponto n.º 5 “Plano de Investimentos da UMinho 2020”, foram remetidos para a reunião extraordinária prevista para 9 de março do corrente ano.

O Presidente do Conselho Geral da Universidade do Minho,
Álvaro Laborinho Lúcio»

(reprodução de mensagem de distribuição universal na rede da UMinho e com a proveniência identificada que nos caiu entretanto na caixa de correio eletrónico)

Sem comentários:

Enviar um comentário