sábado, 10 de janeiro de 2015

"O UNorte.pt é um projeto necessário e viável"???

«Consórcio de universidades UNorte.pt prepara plano de investimentos
O consórcio de universidades UNorte.pt, formalizado hoje, em Vila Real, vai preparar um plano de investimentos que visa o desenvolvimento regional e deverá estar concluído no primeiro trimestre de 2015.

A assinatura do protocolo de constituição do UNorte.pt, que junta as universidades do Minho, Porto e Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), decorreu hoje, em Vila Real, numa cerimónia presidida pelo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho.
O consórcio vai ser, neste primeiro momento, coordenado pela Universidade do Porto.
O reitor Sebastião Feyo de Azevedo garantiu que o UNorte.pt "não será uma mera boa carta de intenções" e anunciou que foi criada, com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), uma equipa conjunta que irá preparar um plano de investimentos do consórcio.
Este plano -- o PIC.UNorte, deverá estar preparado até ao final do primeiro trimestre deste ano e tem como objetivo o "desenvolvimento regional" nas "vertentes da economia, da cultura e social".
Sebastião Feyo de Azevedo destacou como uma das prioridades estratégicas do plano a "criação de mecanismos de intervenção com o tecido empresarial, nomeadamente a nível do desenvolvimento de atividades de investigação, desenvolvimento e inovação (I&D+i), a transferência de tecnologia e a inserção de doutorados nas empresas".
Outra das prioridades será também, segundo o reitor, a promoção da formação superior e a racionalização da oferta de cursos e vagas do ensino superior português.
Segundo adiantou, um grupo de vice-reitores está já a apreciar a cooperação na área académica.
É ainda intenção do consórcio gerir conjuntamente "plafonds" de vagas no concurso nacional de acesso ao ensino superior, aplicáveis já no ano 2015/16.
Sebastião Feyo de Azevedo frisou ainda que o UNorte.pt espera promover projetos conjuntos no domínio da formação emergente ou em áreas formativas com reduzida procura de estudantes.
E vai ainda, acrescentou, apreciar a adoção de uma "plataforma comum" para disponibilizar cursos livres que serão lecionados em português, castelhano e inglês, que pretende ser uma "montra da oferta formativa das três universidades que integram o consórcio".
Serão ainda realizadas iniciativas conjuntas a nível da cultura, desporto, ação social escolar e do empreendedorismo académico, bem como a promoção internacional conjunta das três academias e região Norte.
"O UNorte.pt é um projeto necessário e viável", afirmou o responsável.
Por sua vez, o reitor da Universidade do Minho, António Cunha, frisou que a prossecução de um projeto desta natureza "exige, radicalmente, uma universidade com autonomia aprofundada face aos diferentes poderes".
O responsável exortou ainda a que o Governo seja parceiro na construção "deste futuro" e disse interpretar a presença do primeiro-ministro na cerimónia como um "sinal de cumplicidade com este caminho".
Por fim, António Fontainhas Fernandes, reitor da UTAD, considerou que hoje se inicia um "novo ciclo de entendimento e articulação estratégica, num contexto de incertezas e grandes desafios, mas, acima de tudo, de oportunidades para a região e o país".
Para o reitor da academia transmontana, o "cenário de complexidade" que envolve as universidades exige a promoção de "espaços de articulação institucional e de estratégias de crescimento e desenvolvimento sustentáveis".
Exige ainda, segundo acrescentou, "potenciar recursos humanos e materiais na construção de abordagens de especialização inteligente das regiões".
Este consórcio, na sua opinião, "permitirá uma participação ativa e concertada em estratégias regionais e transfronteiriças, nacionais e internacionais, com impacto na competitividade das empresas".»

(reprodução de notícia RTP Notícias, de 2014/01/09 

[cortesia de Nuno Soares da Silva]

Sem comentários:

Enviar um comentário