sábado, 3 de janeiro de 2015

"Documentos das bolsas de estudo repostos após 20 dias de ´apagão`”

«Problema informático impedia, desde o início do mês, consulta dos processos de 20 mil estudantes, atrasando atribuição de novas bolsas de estudo.

Os Serviços de Acção Social (SAS) das várias instituições de ensino superior já podem retomar a análise das cerca de 20 mil candidaturas a bolsas de estudo dos alunos universitários, cujos processos estavam parados desde o início do mês, devido a um problema informático. A Direcção-Geral do Ensino Superior (DGES) conseguiu repor o acesso à plataforma onde está alojada a informação, pondo fim a uma “apagão” que durava há 20 dias.
As universidades e institutos politécnicos foram contactados, no final do dia da passada quarta-feira, pelos serviços da DGES, que anunciavam a reposição da informação que estava alojada na plataforma informática usada pelo Ministério da Educação e Ciência (MEC) para gerir os processos de candidatura a bolsas de estudo no ensino superior. A informação foi também confirmada ao PÚBLICO por fonte da tutela.
Segundo o MEC, o problema ficou a dever-se à transferência das informações para um novo servidor, que demorou 20 dias a ser feito. O problema de acesso à informação começou a verificar-se a 11 de Dezembro, ainda que apenas no dia 19 – dois dias depois da notícia do PÚBLICO que dava conta da situação – a DGES tenha enviado um email aos vários SAS informando que, a partir das 12h00 daquele dia, a plataforma informática estaria indisponível “por um período indeterminado”.
O “apagão” informático verificava-se no arquivamento digital de documentos entregues pelos estudantes para provarem o seu direito a receber bolsa de estudo, dos quais constam declarações de rendimentos, informação fiscal ou académica, que são dados necessários para a análise dos processos pelos técnicos dos SAS. Além das candidaturas submetidas este ano e que ainda não foram analisadas pelos serviços, o problema afectava também todos os dados relativos aos anos anteriores que estavam guardados na mesma plataforma informática.
Apesar deste problema no acesso aos documentos, “os pedidos de bolsa já analisados e deferidos estão a ser pagos normalmente”, sublinha o MEC. De facto, foram feitas transferências de bolsas já atribuídas antes e depois de Natal. O problema no servidor impediu, porém, os SAS de analisarem as candidaturas ainda sem decisão tomada. Das mais de 85 mil candidaturas a bolsas já apresentadas neste ano lectivo, cerca de 20 mil ainda não têm decisão e há instituições que têm cerca de metade dos casos ainda por encerrar. O processo pode agora ser retomado quando, na segunda-feira, os técnicos da acção social retomarem o trabalho depois de terem estado parados na quadra natalícia, na generalidade das instituições, que estiveram encerradas para redução de custos durante as férias dos estudantes.
Este não foi o primeiro problema verificado este ano com a plataforma de candidatura às bolsas de acção social. No final de Setembro, no final do primeiro prazo dados aos estudantes para solicitarem o apoio do Estado, o mesmo sistema sofreu um outro bloqueio. Na altura, o MEC admitia que um “pico de acessos” nos últimos dois dias do mês provocou uma “natural” dificuldade de acesso à plataforma.
(reprodução de notícia Público online, de 01/01/2015 - SAMUEL SILVA )
[cortesia de Nuno Soares da Silva]

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