segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Memorando n.º 5 da Comissão Especializada de Planeamento e Assuntos Financeiros (2014)

«Conclusões da Reunião de 11 de dezembro de 2014

No dia 11 de dezembro de 2014, entre as 14h30 e as 16h30, reuniu a Comissão Especializada de Planeamento e Assuntos Financeiros (doravante designada por CE-PAF). Estiveram presentes os Professores Lúcia Lima Rodrigues, que presidiu, Francisco Veiga, Maria Clara Oliveira e o Estudante Pedro Sanches.
Esta sessão contou também com a presença do Administrador da UMinho, Professor Pedro Camões, da Diretora da DFP da UMinho, Drª Manuela Pereira, e da Dra. Cátia Cerqueira, também da DFP.
Faziam parte da Ordem de Trabalhos:
1. Apreciação do Plano de Atividades e Orçamento da UMinho – 2015 (Memo – OG 2015)
2. Apreciação do Plano de Atividades e Orçamento dos SASUM – 2015

A Professora Lúcia Rodrigues, na qualidade de Coordenadora da Comissão, ao abrir a sessão começou por agradecer a presença do Senhor Administrador da UMinho, Professor Pedro Camões, das Dras. Manuela Pereira e Cátia Cerqueira, assim como dos membros da Comissão.

1. Apreciação do Plano de Atividades e Orçamento da UMinho – 2015
Antes de entrar na análise pormenorizada dos documentos, a Comissão congratulou-se com o facto de ter tido acesso aos mesmos mais cedo que nos anos anteriores, o que proporcionou mais tempo para a sua análise. Também foi disponibilizado um memorando de enquadramento para o modelo do orçamento global e a sua distribuição por UOEI a implementar na UMinho em 2015, o que foi considerado positivo. Contudo, a Comissão chama mais uma vez a atenção que os documentos foram alterados posteriormente, não tendo sido proporcionada informação sobre as alterações efetuadas. De seguida, a Comissão analisou detalhadamente o Orçamento e o Plano de Atividades. Relativamente ao Plano de Atividades da UMinho, a Comissão entendeu manifestar as seguintes preocupações:
• Funcionamento dos Serviços Académicos, relativamente aos cursos de Pós-Graduação;
• Objetivos e metas estabelecidos para os alunos estrangeiros;
• Cursos Online/Ensino a distância;
• Comissão e Subcomissões de Ética, designadamente a Subcomissão de Ética para as Ciências Sociais e Humanas.
. Formação dos docentes.

Sobre o funcionamento da secção de Pós-Graduação dos Serviços Académicos, a Comissão considerou que continuam a detetar-se algumas fragilidades, nomeadamente no tratamento de dados dos estudantes do 3.º ciclo de estudos relativos a inscrições, pautas e comunicação com os alunos.
A Comissão entendeu que a previsão relativa ao número de alunos estrangeiros (1500) parece muito otimista, sendo importante explicitar no Plano o aumento percentual esperado face ao número de alunos estrangeiros existentes no momento. Referiu, ainda, que é importante saber que melhorias infraestruturais estão previstas para facilitar o acolhimento destes alunos, considerando que as infraestruturas/serviços a criar ou a melhorar deverão dispor de recursos capazes de os receber convenientemente.
Em relação ao Ensino à Distância, os membros da Comissão questionaram se foram avaliadas experiências anteriores, quer em termos técnicos, quer de recursos humanos disponíveis, de modo a garantir a qualidade pedagógica com vista à promoção da excelência desses cursos, tal como é desejado.
Sobre a Comissão de Ética, em particular, a Subcomissão de Ética para as Ciências Sociais e Humanas, foi entendimento da Comissão que os seus objetivos deverão ser claros e de conhecimento prévio, designadamente, no que concerne aos cursos online, devendo a mesma pronunciar-se sobre o modo de funcionamento dos referidos cursos, nomeadamente no que diz respeito à gravação e disponibilização dos seus conteúdos.
A finalizar, a Comissão entendeu, ainda, sugerir que, a prazo, seja delineado/pensado um plano mais ambicioso de formação para os docentes da UMinho que reforce a sua aptidão pedagógica e ajude à adaptação às plataformas eletrónicas usadas.
[...]»

(reprodução parcial de Memorando da Comissão identificada em título, produzido no contexto da apreciação dos docs. sobre a matéria a que se refere, submetidos à apreciação do Conselho Geral da UMinho na reunião hoje realizada)

Sem comentários:

Enviar um comentário