quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

"Institutos Superiores Politécnicos devem manter presidente"

«Joaquim Mourato é candidato a mais dois anos à frente ao CCISP na eleição marca para esta quinta-feira.
O presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), Joaquim Mourato, deverá manter-se à frente daquele organismo nos próximos dois anos. O líder, desde o início do ano passado, da estrutura que representa o ensino politécnico público é candidato à reeleição na reunião marcada para esta quinta-feira. O presidente do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) estará na liderança do sector durante um ano que se antecipa agitado, com a discussão de um nova fórmula de financiamento do ensino superior e a reorganização da rede como pano de fundo.
Os politécnicos têm sido o subsector mais afectado pela quebra da procura no ensino superior, pelo que poderão estar numa posição frágil na altura de negociar as alterações que podem ser feitas à rede e à oferta formativa no ensino superior. Joaquim Mourato tem feito um esforço para passar a mensagem de que os institutos superiores têm um peso determinante nas economias das regiões em que estão implantados – cada euro que vem do Orçamento de Estado tem, em média, um retorno de quatro euros – e com um peso reduzido no investimento do Estado – as instituições do interior vale 16% de todo o dinheiro canalizado pelo Ministério da Educação para o sector.
A menos que haja uma surpresa de última hora, Mourato não deverá ter oposição na reunião eleitoral marcada para a manhã desta quinta-feira, em instalações do Instituto Politécnico da Guarda. Nas eleições do CCISP podem votar os representantes dos 15 institutos politécnicos públicos, bem como das cinco escolas politécnicas públicas não integradas. Também as universidades dos Açores, Algarve, Aveiro e Évora, que têm escolas do ensino politécnico, têm assento neste órgão.
Joaquim Mourato, 49 anos, é presidente do CCISP desde Janeiro de 2013, tendo sucedido no cargo ao homólogo do Instituto Politécnico de Bragança, João Sobrinho Teixeira. Doutorado em Ciências Económicas e Empresariais pela Universidade da Extremadura (Espanha) e pós-graduado em Gestão Estratégica de Instituições de Ensino Superior, pela Universidade Politécnica da Catalunha, foi eleito, em 2009, presidente do Politécnico de Portalegre. Na Primavera do ano passado, foi reconduzido para um novo mandato à frente da instituição alentejana.
Antes de chegar à presidência do instituto superior, Mourato já tinha sido administrador daquela instituição, tendo ainda coordenado o sistema de gestão da qualidade, o sistema de gestão estratégica e mestrado de empreendedorismo e gestão de PME do instituto. O actual presidente do IPP é ali docente desde 1996, sendo professor coordenador da Escola Superior de Tecnologia e Gestão.
Os politécnicos deverão manter a sua liderança, num ano em que as universidades passaram a ter um novo representante. Em Outubro, o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), órgão homólogo do CCISP, em que têm assento as universidades públicas e a Universidade Católica, elegeu um novo presidente. O reitor da Universidade de Lisboa, António Rendas, deixou o cargo a meio do seu segundo mandato, sendo substituído por António Cunha, da Universidade do Minho, que vai liderar aquele organismo até 2017.».

(reprodução de notícia Público online, de 10/12/2014)
[cortesia de Nuno Soares da Silva]

Sem comentários:

Enviar um comentário