domingo, 8 de dezembro de 2013

"Bolseiros anunciam roteiro contra precariedade"

«A Associação de Combate à Precariedade - Precários Inflexíveis - anunciou ontem, após uma reunião de dezenas de bolseiros, em Lisboa, que vai lançar um "roteiro contra a precariedade na investigação", através...

Em comunicado enviado à agência Lusa, a associação indica que o objetivo deste roteiro será "levantar os problemas e respostas necessárias para juntar trabalhadores precários na investigação e bolseiros", perante os cortes maciços nas bolsas de doutoramento e pós-doutoramento.
"O Governo promove o exílio dos mais valiosos quadros técnicos do país", sublinha.
O roteiro foi decidido no final do encontro "Fartos de Andar de Bolsa em Bolsa" em que investigadores, bolseiros e comissões de bolseiros presentes trocaram experiências de luta e perspetivas futuras, "num momento em que o impacto das políticas de austeridades é devastador: desde 2011 houve um corte de 14% no Orçamento do Estado para a Fundação de Ciência e Tecnologia e de 30% para as universidades", de acordo com a associação.
"Em 2012, houve 1.198 bolsas de doutoramento e 677 bolsas de pós-doutoramento. O concurso de bolsas individuais, cujos resultados serão anunciados nos próximos dias, vai atribuir cerca de 300 bolsas de doutoramento e 100 de pós-doutoramento. Este retrocesso significa o abandono declarado da investigação e promoverá um êxodo dos quadros técnicos mais qualificados do país", refere o documento.
Em 2007, as bolsas para doutoramento eram 1700, de acordo com a organização do encontro, promovido pela Associação de Combate à Precariedade e a Associação de Estudantes do Instituto de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE).
Em setembro passado, o presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia afirmou que a verba atribuída à instituição no Orçamento do Estado para 2014 deverá aumentar, mas este valor adicional será canalizado para despesas com novas competências.»
(reprodução de notícia Diário de Notícias online, de 2013-12-08)
[cortesia de Nuno soares da Silva]

Sem comentários:

Enviar um comentário