sexta-feira, 11 de novembro de 2011

À margem do CG: algumas notas soltas (61)

Numa altura em que estão na ordem do dia cortes drásticos nos orçamentos das universidades, por força do consagrado em sede de orçamento de estado hoje aprovado na generalidade na Assembleia da República (com a simpática abstenção do PS, cujo secretário-geral disse ter ficado chocado quando tomou conhecimento das disposições nele consagradas), e está aí igualmente bem à vista um ataque indisfarçável à autonomia de gestão, financeira e não só, das mesmas, parece-me fazer sentido reter aqui uma frase que me chegou não há muitos dias da parte de alguém que observa atentamente o que se vai passando nas universidades e no país. Entre outras considerações que davam que pensar, dizia o seguinte:
"Quanto à incapacidade das Universidades, acho que a incapacidade é antes dos Reitores, e das suas politiquices de caserna – o António Barreto escreveu, no Público, há algum tempo atrás, que o CRUP era de uma inutilidade total, e eu subscrevo inteiramente."
Terá o autor da afirmação acertado em cheio no alvo ou não? Se não acertou, estou em crer que não terá falhado por muito.

J. Cadima Ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário