segunda-feira, 31 de agosto de 2009

UMinho: INVESTIGAÇÃO

1. A universidade do século XXI é uma instituição em que o conhecimento é sobretudo criado através da investigação científica.
2. O conhecimento produzido pela investigação científica deve saber fundamentar-se.
3. Ela renova-se dinamicamente na sua articulação com o desenvolvimento, a inovação e a transferência.
4. A eficácia da organização deverá ser avaliada pela capacidade de tornar efectivos estes princípios.
5. Perseguir estes objectivos pressupõe organização, liderança e estímulo, não reduzidos à esfera puramente financeira e material, às estruturas de investigação e aos investigadores.
6. Das acções que importa desenvolver destacam-se:
i) apoiar as unidades de investigação na execução das suas políticas de investigação, procurando facilitar-lhes apoio administrativo de natureza mais rotineira (face aos recursos humanos disponíveis);
ii) reforçar a visibilidade externa da investigação realizada, e.g., pela divulgação na comunicação social da produção científica e do trabalho de extensão universitária realizados; pela divulgação da participação dos investigadores em conferências internacionais; pela publicitação de prémios e financiamentos externos obtidos;
iii) estudar, com as unidades de investigação, a viabilidade de produzir informação periódica relevante (e.g., sistema de indicadores socioeconómicos, ambientais e de saúde e bem-estar geral da população).

(excerto do programa de candidatura do Movimento NDNR ao Conselho Geral, 2009)

Sem comentários:

Enviar um comentário