sábado, 4 de abril de 2009

Bolonha: lembrando ideias enunciadas que importa retomar

DESAFIO: Potenciar a formação
A perda do valor matricial da interdisciplinaridade prejudica os projectos formativos. A aplicação súbita, na maior parte dos cursos, do modelo de Bolonha teve como nefasto efeito perdas na promissora interdisciplinaridade que, associada a desajustamento entre projectos formativos e condições organizacionais, penaliza o ideário de Bolonha.
A contínua indiferença a emergentes necessidades de formação afasta a universidade da sua função social. Por isso, propomos o inadiável encontro entre a universidade e as diversas procuras sociais na plenitude das suas capacidades e no exercício da mais legítima responsabilidade social.
A acelerada mudança dos projectos formativos favorece efeitos indesejados. Por isso, se vê como urgente a medição e monitorização dos seus resultados, a adopção de medidas de melhoria que garantam condições de sucesso a alunos e professores, bem como dignidade ao acto da formação.
A adequação da formação aos requisitos das sociedades competitivas é necessária. Aquela implica contactos pessoais e organizacionais, viabilizadores de intercâmbios culturais para realização da condição europeia e mesmo humana, estimuladores de partilha de boas práticas formativas e de excelência para a cidadania.
Aqui, na excelência da formação, se decide o futuro das pessoas, das organizações e do país. Por isso, deve ser desafio prioritário e factor de mobilização para rumo que só o esforço colectivo alcança.
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Rumos propostos:
i) Analisar o modo como estamos a processar a “auto-aprendizagem” dos alunos e como estamos a garantir a aprendizagem individual de competências de saber-fazer, saber-estar, saber-ser, saber-aprender e saber-criar.
ii) Favorecer a melhoria contínua dos projectos formativos, através do estímulo à formação pedagógica contínua dos docentes, à potenciação de infra-estruturas tecnológicas de apoio a formação e à valorização dos cargos de coordenação pedagógica;
iii) Desenvolver o intercâmbio de professores e alunos entre universidades de diversos países, quer da Europa quer dos Palop.
Novos Rumos, Nova Coesão!
Novos Desafios, Novos Rumos

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