sexta-feira, 17 de abril de 2009

Eleições para o Senado Académico

Aproxima-se mais uma acto eleitoral relevante para o novo modelo de governança da UM e o movimento "Novos Desafios, Novos Rumos" apresenta também a este acto uma lista.
Gostaríamos de realçar que desta vez a lista passa a ser a C, mas a linha programática é semelhante à apresentada pelo movimento aquando da eleição dos membros do Conselho Geral.
Também gostaríamos de realçar que o Senado é um órgão consultivo do novo modelo de governança da UM e que possui vários membros por inerência e um número reduzido de membros eleitos, entre os quais se incluem três representantes dos Professores e Investigadores doutorados de toda a academia (ver nota abaixo).
Não sendo um corpo importante desse órgão julgámos que o papel destes membros eleitos é de permitirem uma voz activa sem um vínculo forte às estruturas de governança instituídas aos diversos (sub)níveis da UM, possibilitando assim enriquecer as discussões e os debates. Deste modo, os cinco princípios básicos apresentados pela Lista C - "Novos Desafios, Novos Rumos" visam que os seus eleitos possam desenvolver activamente esse papel.

Saudações Académicas,
Rui A. R. Ramos
EEng

Nota:
Extracto do ponto 1 do artigo 51º dos Estatutos da UM:
1. O plenário do senado académico tem a seguinte composição:
a) o reitor, que preside;
b) os presidentes das unidades orgânicas;
c) os responsáveis dos conselhos pedagógicos das unidades orgânicas;
d) o presidente do conselho cultural, o presidente da Associação Académica, o administrador e o administrador dos serviços de acção social;
e) um estudante por cada conselho pedagógico das unidades orgânicas, procurando-se assegurar a presença de representantes de estudantes dos ciclos de estudos conducentes aos graus de licenciado, mestre e doutor, eleitos nos termos de regulamento próprio;
f) três representantes dos professores e investigadores doutorados;
g) três representantes dos estudantes;
h) dois representantes do pessoal não docente e não investigador.

Sem comentários:

Enviar um comentário