segunda-feira, 8 de junho de 2015

"Plataforma Internacional Fibrenamics da UMinho coloca o país na linha da frente da investigação"

«A nova Plataforma Internacional Fibrenamics da Universidade do Minho (UMinho) foi apresentada ontem, no Instituto de Design, em Guimarães.
Para o Eurodeputado José Manuel Fernandes são iniciativas como esta, que acrescentam valor, e que nos ajudam a posicionar num mundo global, cada vez mais competitivo, colocando-nos na linha da frente.
José Manuel Fernandes lembrou os vários recursos existentes que podem ser utilizados pelas universidades para desenvolver a investigação, que por sua vez poderá ser utilizada pelas empresas “Na Comissão Europeia há o programa ‘Horizonte 2020’ destinado à investigação, que tem 80 mil milhões de euros, cujo orçamente é gerido por Carlos Medas. Existe também o ‘Portugal 2020’ e o Plano Juncker para as empresas que querem avançar com um risco maior, que deverá entrar em funcionamento em Outubro”, explicou José Manuel Fernandes no evento de apresentação da plataforma.
A Plataforma está no terreno há cerca de três anos, com a missão inicial de divulgar ciência, estabelecendo uma estreita ligação entre empresas e universidades no sentido de criar inovação em materiais com base em fibras.
Três anos depois, o projecto atingiu uma fase madura e, segundo o coordenador da platafora Raúl Fangueiro; o objectivo nesta fase é tornar a plataforma numa ferramenta efectiva para universidades e empresas cooperarem, no sentido de desenvolverem produtos inovadores, com valor acrescentado”.
A Plataforma tem actualmente mais de 200 parceiros industriais que interagem no senti- do de criar ideias, desenvolver projectos e inovação, e muitos deles deram já origem a produtos que estão no mercado, nas mais variadas áreas como médica, transportes, construção civil, etc.
Raúl Fangueiro adiantou ainda que “uma das estratégias da plataforma é alargar o espectro de actuação e criar interacções com outras plataformas que estão a ter um papel importante em sectores mais restritos, mas com potencial de crescimento”.
Nesse sentido foi rubricado ontem um protocolo de cooperação entre a UMinho e a Polícia de Segurança Pública (PSP), bem como Memorandos de Intenções entre a Fibrenamics/UMinho e a Plataforma de Indústrias de Defesa Nacionais, a Sanjotec e o Centro para a Valorização de Resíduos.
“Nós temos vindo a colaborar com a PSP no âmbito do desenvolvimento de materiais resistentes a impacto, explosões, ao corte. Hoje é apenas para oficializar a cooperação que tem vindo a crescer à medida que a plataforma também se tem desen- volvido”, explicou.»

(reprodução de notícia Correio do Minho, de 8 de junho de 2015)

[cortesia de Nuno Soares da Silva]

Sem comentários:

Enviar um comentário