terça-feira, 2 de junho de 2015

"Bolsa de 2,5 milhões para revolucionar a cura dos ossos"

«O investigador João Mano, cientista da Universidade do Minho, recebeu uma bolsa 'advanced grant", a mais prestigiada da Europa, para desenvolver técnicas de regeneração de tecidos ósseos com o objectivo de tratar, de forma mais eficaz, fraturas e disfunções de grande gravidade nos ossos.
O valor atribuído pelo Conselho Europeu de Investigação é de 2.5 milhões de euros, o que revela a importância do projecto português para a comunidade científica internacional. A investigação liderada por João Mano denomina-se "Atlas" e promete revolucionar a forma de tratar lesões ósseas de grande gravidade. Normalmente, na prática clínica, quando há uma perda da funcionalidade de algum órgão ou de tecido ósseo, o que se usa são técnicas de substituição, como próteses.
João Mano, um dos principais rostos do grupo 3B's, explica que o objetivo é assegurar essas funcionalidades, mas com 'soluções baseadas em regeneração". Para o conseguir, vai criar reservatórios quase microscópicos, onde insere células estaminais do paciente misturadas com biomateriais marítimos. Os recipientes já estão pré-programados para se desenvolverem no organismo humano. Depois, esses reservatórios são implantados no paciente, na zona da lesão e através de injeção. Como estas bolsas têm vida, vão criar tecido ósseo. À medida que isso acontece, "o tecido vai-se implantando no paciente e o biomaterial vai-se degradando", acrescenta João Mano.
Verba para materiais
Os 2.5 milhões de euros vão ser usados na compra de equipamento específico e contratação de sete pessoas de áreas ligadas à Biologia. Bioquímica. Química e Engenharias. Contudo, a maior parte do dinheiro vai para materiais consumíveis nas experiências que "são muito caras, principalmente a parte de laboratório", revela o cientista.
Nascido há 47 anos em Sintra, João Mano é vice-diretor e investigador do Grupo 3B's e professor no Departamento de Engenharia de Polímeros da Escola de Engenharia da Universidade do Minho.
Já recebeu o prémio 'Estímulo à Excelência", do Governo, o 'Materiais Science & Technology Prize", da Federação Europeia das Sociedades de Materiais, e o Grande Prémio BES Inovação. Tem mais de 450 artigos em revistas internacionais e seis patentes, está no Conselho Editorial de algumas revistas cientificas e é convidado regularmente para conferências e projetos em vários países.
Grupo 3B's desenvolve projetos de quase 50 milhões
A bolsa agora atribuída ao Investigador João Mano é mais uma de elevado valor que o grupo de investigação 3B's , com sede no Avepark (Guimarães), gere em diversos projetos nas áreas dos biomateriais, biodegradáveis e biomiméticos no valor de 50 milhões.
Com uma equipa crescente de 160 pessoas liderada por Rui Reis, vice-reitor da Universidade do Minho, o 3B's é um dos maiores grupos de investigação do Mundo na área da engenharia de tecidos. Foi estabelecido em 1998 e, em 17 anos, tornou-se o principal agente de captação de financiamento para investigação e desenvolvimento do Norte do país. Dispõe de recursos humanos variados, com investigadores em áreas como as ciências básicas (Química. Física. Biologia, Bioquímica). Engenharia (Materiais. Polimeros, Química, Biomédica, Biológica) e ligados à Saúde, incluindo médicos e veterinários.»

(reprodução de notícia Jornal de Notícias, de  01 Junho 2015)

[cortesia de Nuno Soares da Silva]

Sem comentários:

Enviar um comentário