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- «Apreciação do
Plano de Atividades e Orçamento dos SASUM – 2014
Quanto ao Plano de Atividades e Orçamento dos SASUM
– 2014, a
Comissão manifesta também a sua preocupação com a redução crescente do
financiamento dos SASUM por parte do Estado, o que faz com que cerca de 27% do
valor das suas receitas próprias tenha que ser usado para pagar salários, sendo
os SASUM um dos Serviços mais prejudicados no âmbito do financiamento do
Orçamento de Estado.
O Plano de Atividades dos SASUM cumpre claramente o
que está estabelecido no Decreto-Lei nº 183/96, nomeadamente:
· pelo seu carácter participativo;
· por definir claramente a estratégia,
hierarquizar as opções, programar ações e afetar e mobilizar os recursos (o
orçamento) pelas diferentes actividades que fazem parte da sua missão.
Além do plano de actividades ligado ao planeamento
estratégico, os SASUM apresentam também uma análise SWOT, o seu Balanced Scorecard, e ainda o Plano de
Prevenção de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas. Cumpre assim com o que é
considerado como as melhores práticas em termos de gestão.
A Comissão verificou ainda a execução orçamental
provisória de 2013 apresentada, e constatou a perda de 14% de receitas
relativas a “venda de bens e prestação de serviços”, como consequência da
crise. Assim, a Comissão entende perguntar como é que os SASUM irão acautelar
uma nova redução nesta receita, dado que o contexto de 2014 será para os seus
“stakeholders”, provavelmente, ainda mais devastador do que o de 2013.
A Comissão entendeu também sugerir, se o actual
sistema de contabilidade o permitir, que seja incluído, igualmente, o Balanço
previsional e a Demonstração de Resultados previsional, nos termos do Art. 49.º
do Decreto-Lei n.º 155/92, de 28 de Julho. A preparação destas demonstrações
financeiras, é importante no avanço do orçamento para a base do acréscimo
(actualmente, na base de caixa modificada) que a Comissão de Normalização
Contabilística pretende implementar daqui uns anos. Contudo, nos próximos anos
estará mais preocupada com a implementação do Sistema de Normalização
Contabilística – Administração Pública (SNC-AP) e, por isso, a formação que
estão a fazer de SNC é pertinente.»
(reprodução da 2ª parte do doc. em título, submetido à reunião do Conselho Geral realizada em 27 de Janeiro de 2014)
(reprodução da 2ª parte do doc. em título, submetido à reunião do Conselho Geral realizada em 27 de Janeiro de 2014)
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