quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Tomada de posição SNESup: "O QUE QUEREMOS DO ENSINO SUPERIOR?"

«A comunicação do passado dia 22 do Secretário de Estado do Ensino Superior sobre “As Linhas de Reforma do Ensino Superior” passou para as instituições de ensino superior a responsabilidade de apresentar até dezembro próximo um conjunto de propostas sobre questões como: i) a constituição de órgãos regionais de coordenação da rede e da oferta educativa; ii) a consolidação da rede através de consórcios e fusões; iii) a definição de um modelo de financiamento diferenciado e; iv) melhora de desempenho e racionalização das instituições com base na procura estudantil.

Em algumas instituições, ao que vamos sabendo, a informação terá chegado primeiro aos docentes e investigadores através das organizações sindicais do que dos próprios dirigentes. Outras até divulgaram a informação aos docentes pedindo-lhes contributos, sem mais, e até em alguns casos pedindo que os mesmos fossem enviados de sexta para segunda feira… Outras há em que apenas vão circulando rumores, hipóteses mas nenhuma iniciativa ou informação concreta dos seus responsáveis máximos.
Paralelamente, ainda no passado dia 29 de outubro o programa “Por onde vamos?” transmitido pela SIC Notícias tratou o Ensino Superior e Ciência e a rede foi um dos pontos em debate inclusive com declarações de alguns Reitores e Presidentes de Institutos Politécnicos que terão pela primeira vez e publicamente abordado a matéria sem muitos rodeios.
A discussão sobre o que pode vir a ser o futuro do Ensino Superior está em marcha, com mais ou menos visibilidade, à porta fechada ou em fóruns de discussão, em conversas de corredor ou na comunicação social. Durante muito tempo se tentou ignorar o óbvio, se evitou a discussão e reflexão que todos sabíamos necessária e quase todos soterrados em afazes imediatos e mundanos foram adiando a construção do futuro. O choque com a realidade leva a que agora se queira fazer em escasso meses e nem sempre com as metodologias e processos mais adequados o que deverá ser devidamente refletido, ponderado, discutido e amadurecido.
O futuro do país não se pode decidir a correr nem sequer à porta fechada ou muito menos apenas sob a espada dos constrangimentos financeiros. Os docentes e investigadores não podem ficar fora desta discussão. Terão de ser envolvidos, fazer-se ouvir e as suas ideias e propostas consideradas. O SNESup está a preparar um conjunto de iniciativas precisamente neste sentido, visando promover a reflexão em discussão sobre o futuro do Ensino Superior, o futuro de todos nós e do país.»
(reprodução de texto SNESup, entretanto divulgado em nota informativa)
[cortesia de Nuno Soares da Silva]

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