quinta-feira, 28 de novembro de 2013

"Reitores retomam diálogo directamente com Passos e Crato"

"Deterioração das relações entre o CRUP e o Governo em cima da mesa.
Pode chegar nesta terça-feira ao fim o impasse na relação entre o Governo e o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) motivado pelos cortes previstos na proposta de Orçamento do Estado (OE) para o próximo ano. Os responsáveis do ensino superior fazem uma pausa no “corte de relações” com a tutela, anunciado na semana passada, e vão reunir-se directamente com o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho. O ministro da Educação também estará presente, sublinhando uma posição de abertura ao diálogo.
A deterioração das relações entre as duas partes será um dos temas de um encontro que era há muito reclamado pelo CRUP. Face à continuação das reduções no financiamento público ao ensino superior e ao que consideram ser ataques à autonomia universitária, os reitores já tinham pedido para se reunirem com Passos Coelho. O encontro foi marcado para a tarde desta terça-feira e nele também participará Nuno Crato, uma presença que surpreendeu os responsáveis das universidades, uma vez que inicialmente estava apenas prevista a presença do chefe do Governo.
Crato deu conta do encontro com os reitores à margem de uma reunião do Conselho de Educação e Juventude, que decorreu nesta segunda-feira em Bruxelas. O ministro com a paste do ensino superior garantiu nessa ocasião que o “canal de diálogo” com o CRUP “está aberto”.
“Estamos sempre empenhados em ultrapassar os problemas que surgem e em discutir com os senhores reitores os problemas todos que existem, sejam orçamentais, sejam de reestruturação da rede, sejam outras questões", explicou.
O governante sublinhou que manteve “sempre as portas abertas para esclarecer o que fosse necessário esclarecer e para poder ter os contactos que fossem necessários para olhar para os diversos pontos que estão em cima da mesa”. Para Crato, a suspensão das negociações anunciada há uma semana foi “uma polémica talvez um pouco exagerada da maneira como foi relatada”. Por isso, diz esperar que a situação possa ser “sanada” na reunião de terça-feira. O presidente do CRUP, António Rendas, também não quis hoje pronunciar-se sobre o encontro com os dois membros do Governo.»
(reprodução de notícia Público online, de 25/11/2013)

[cortesia de Nuno Soares da Silva]

Sem comentários:

Enviar um comentário