sexta-feira, 7 de junho de 2013

"Parecer sobre os Relatórios e as Contas apresentados ao Conselho Geral": Análise do Relatório de Atividades e Contas SASUM – 2012

«3. Relatório de Atividades e Contas SASUM - 2012
Foram ainda analisados o Relatório de Actividades e as Contas do ano económico de 2012 dos Serviços de Ação Social da UMinho (SASUM).
Uma análise aprofundada dos documentos permite perceber a quantidade e a qualidade de informação disponibilizada, de grande transparência, sublinhando-se que os Serviços de Ação Social da UMinho continuam a cumprir com todos os requisitos a que estão obrigados pelo POC-Educação.
Constata-se que, este ano, os Resultados do exercício foram ligeiramente mais negativos do que no ano anterior. Esta situação não deve ser considerada preocupante, dado que o contexto de crise em que vivemos levou a um acréscimo significativo do IVA em alguns consumos. Por outro lado, o facto de os SASUM deterem Resultados Transitados acumulados positivos permite compensar estes resultados negativos. Como já várias vezes foi dito por vários membros do Conselho Geral, os SASUM devem servir os utentes (particularmente os alunos), praticando preços que devem estar próximos dos custos. Por outro lado, é de salientar que os documentos apresentados denotam um grande controlo da gestão destes serviços.
É de salientar, ainda, o facto de os SASUM terem vindo a acolher as sugestões apresentadas pelo Conselho Geral para a melhoria dos seus relatórios. No presente ano, a única situação que merece um pequeno reparo é a concernente à nota do Anexo relativo às Existências, onde se lê: “o método de custeio no que se refere à valorização das existências foi o custo médio ponderado, contudo o critério de custeio das saídas é o FIFO”. Dado que uma das características da informação contabilística é a sua clareza, e que parece haver uma contradição no que é afirmado, importa explicar melhor se o FIFO é o critério usado no armazém, enquanto o custo médio ponderado é o usado no sistema contabilístico. Parece ser o caso mas não é claro.»

(excerto do documento em título, produzido por Lúcia Lima Rodrigues, Jorge Pedrosa e J. Cadima Ribeiro, com uma pequena contribuição final de Francisco Veiga, como doc. de apoio à deliberação do CG da UMinho sobre a matéria em apreço)

Sem comentários:

Enviar um comentário