«1. Relatório de Atividades da UMinho
- 2012
Em
relação às atividades da UMinho, realçam-se diversos aspetos positivos,
focalizando-se a apreciação nas seguintes áreas de missão:
• Área pedagógica/ensino
• Atividade científica
Em
relação ao primeiro item (área pedagógica/ensino), salientam-se seis pontos
como muito positivos:
a) A
consolidação da procura dos cursos em regime pós-laboral, 1º e 2º ciclos; e o
aumento contínuo do número de estudantes;
b) A
oferta de novas licenciaturas em Teatro e em Design do Produto;
c) A
contínua racionalização das Unidades Curriculares (UCs), o portfólio das UCs e
a reforma curricular;
d) A
atribuição, pela primeira vez, de Prémios de Excelência aos alunos com melhor
classificação no Concurso Nacional de Acesso aos cursos da UMinho;
e) A
certificação pela A3ES (Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior)
do Sistema Interno de Garantia da Qualidade implementado na UMinho (SIGAQ-UM);
f) A
entrada em funcionamento da Secretaria
Eletrónica dos Serviços Académicos da UMinho.
Relativamente
à atividade científica da UMinho em 2012, registam-se como muito positivos os
seguintes pontos:
a) O aumento do número de candidaturas submetidas
a financiamento ao 7º Programa Quadro Europeu, bem como dos projetos aprovados
neste âmbito;
b) A aprovação de dois projetos/bolsas do European Reasearch Council (ERC);
c) A política de Auto arquivo, no RepositóriUM
(repositório institucional da UMinho);
d) O aumento de atividade dos AlumniUM.
Em
relação a aspetos menos positivos, destaca-se o decréscimo acentuado do número
de projetos financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).
No
momento atual, não pode ainda deixar de se registar uma enorme preocupação com
o atual contexto económico-financeiro que o país atravessa. De facto, a UMinho
continua à espera do orçamento retificativo do Estado, desconhecendo-se quais
as implicações financeiras que as recentes alterações provocadas pelas decisões
do Tribunal Constitucional terão no seu orçamento. Por outro lado, as
dificuldades das famílias em garantir a disponibilidade financeira para
suportar despesas com educação poderão colocar dificuldades na captação de
alunos no próximo ano lectivo.
Entende-se,
assim, solicitar informação sobre o Fundo de apoio social a estudantes em dificuldades,
que o Conselho Geral aprovou no ano anterior, a fim de se fazer um ponto da
situação, nomeadamente sobre o seu grau de utilização.
Entende-se,
por último, tecer algumas considerações de âmbito genérico, designadamente:
i) Este
ano o Relatório de Atividades surge mais homogéneo e participativo, não se
notando tanto a heterogeneidade resultante de diferentes relatores;
ii) Recomenda-se
que, de futuro, se aprofunde a articulação entre o Relatório de Atividades,
nomeadamente na ligação entre objectivos e o grau de realização dos programas,
com inclusão de indicadores e taxas. Importa ainda explicar as actividades
previstas e não desenvolvidas (isso é feito vagamente no Plano do Quadriénio,
mas não no Relatório de Atividades de 2012);
iii) Por fim, recomenda-se igualmente uma nova leitura cuidada dos
documentos, com vista à correcção de erros e omissões, antes da sua publicação
no site da UMinho.»
(excerto do documento em título, produzido por Lúcia Lima Rodrigues, Jorge Pedrosa e J. Cadima Ribeiro, com uma pequena contribuição final de Francisco Veiga, como doc. de apoio à deliberação do CG da UMinho sobre a matéria em apreço)
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