«Em termos estratégicos, a Comissão entendeu que,
para além da busca e valorização de nichos atrativos em cada momento que
pudessem constituir “bandeiras” identitárias, seria importante estimular
atitudes proactivas, potenciadoras dos seguintes aspetos:
·
o aumento de
financiamento alternativo/complementar através das relações e dinamização de
projetos com as empresas;
· investir na
criação duma rede social UM consistente, através da promoção de interação “fora
de muros”, seja nos sentido da formação, participação em projetos, apoio, divulgação,
voluntariado (capitalizar o 3º tempo) ou outras; esta ligação é especialmente
importante com alunos do ensino secundário, mas também se referiu a importância
de envolver a 3ª geração;
·
mudança de
atitude com a criação de output.
Neste sentido, consideraram que deveriam eleger-se
áreas de grande impacto tanto a nível regional, como nacional e até mesmo
internacional, de modo a que a UMinho se possa distinguir e afirmar no mercado,
dando como exemplo a cooperação com os Países de Língua Oficial Portuguesa –
CPLP. Ainda neste âmbito, destacaram os temas: “famílias e expectativas” e
“clivagem entre a terceira idade e os jovens” como objeto de estudo futuro.»
(excerto do memorando nº3/acta da reunião de 14 de Dezembro de 2011 da Comissão Especializada de Inovação e Interacção com a Sociedade, Conselho Geral da UMinho).
(excerto do memorando nº3/acta da reunião de 14 de Dezembro de 2011 da Comissão Especializada de Inovação e Interacção com a Sociedade, Conselho Geral da UMinho).
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