terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Que estratégia para a UMinho? "[...] busca e valorização de nichos"


«Em termos estratégicos, a Comissão entendeu que, para além da busca e valorização de nichos atrativos em cada momento que pudessem constituir “bandeiras” identitárias, seria importante estimular atitudes proactivas, potenciadoras dos seguintes aspetos:
·         o aumento de financiamento alternativo/complementar através das relações e dinamização de projetos com as empresas;
·    investir na criação duma rede social UM consistente, através da promoção de interação “fora de muros”, seja nos sentido da formação, participação em projetos, apoio, divulgação, voluntariado (capitalizar o 3º tempo) ou outras; esta ligação é especialmente importante com alunos do ensino secundário, mas também se referiu a importância de envolver a 3ª geração;
·         mudança de atitude com a criação de output.
Neste sentido, consideraram que deveriam eleger-se áreas de grande impacto tanto a nível regional, como nacional e até mesmo internacional, de modo a que a UMinho se possa distinguir e afirmar no mercado, dando como exemplo a cooperação com os Países de Língua Oficial Portuguesa – CPLP. Ainda neste âmbito, destacaram os temas: “famílias e expectativas” e “clivagem entre a terceira idade e os jovens” como objeto de estudo futuro.»


(excerto do memorando nº3/acta da reunião de 14 de Dezembro de 2011 da Comissão Especializada de Inovação e Interacção com a Sociedade, Conselho Geral da UMinho).

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