segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Eleições para a AAUM: uma pergunta, três respostas

A pergunta: "Que inovações pretendes incluir no seio da AAUM?"

As respostas:

i) Rui Antunes (candidato da Lista C):
“Não queremos que a AAUM continue a ser apenas um grupo de pessoas que pensa só em si e que serve só para organizar festas. Deve ser dos e para os estudantes. Queremos envolver o maior número de pessoas nas atividades desenvolvidas. Repudiamos completamente a postura arrogante e insensível que AAUM tem vindo a manter nas RGA. Na manifestação de 17 de Novembro do ano passado, a AAUM, para além de ter feito uma divulgação na véspera, estava mais preocupada em regressar a tempo da University Fashion do que em reivindicar os direitos dos estudantes.”

ii) Nuno Lopes (candidato da Lista B):
“Projetamos uma AAUM mais próxima dos alunos, que se preocupe com todas as questões relativas à vida do estudante enquanto elemento integrante e essencial da comunidade académica. Assumimo-nos contra a via empresarial que a AAUM tem tomado, como é o caso do fomento do empreendedorismo e mais recentemente a posição favorável tomada por esta à passagem da UM a fundação, mesmo quando a comunidade académica se posicionava na sua maioria contra esta transformação.”

iii) Hélder Castro (candidato da Lista A):
“Acima de tudo, temos algumas que podem não saltar muito à vista, mas são realmente importantes. Uma delas é a questão das relações internacionais e mobilidade, uma aposta do atual processo de Bolonha, que está em prática e que ainda não está propriamente implementado em Portugal. Achamos importante criar um novo departamento que pensasse e que percebesse as intenções deste público-alvo. Acredito que estes estudantes se sentem desprotegidos e desamparados, muitas vezes não percebem muito bem como é que isto está a funcionar. Depois, pelo ano que é, e todos sabemos que 2012 é ano de capitais europeias na região, é importante a criação de sinergias, de chamar o protagonismo devido para a universidade, dizer que a universidade e que a AAUM têm um papel nestas capitais europeias. Reforço também o acompanhamento na área pedagógica, com a criação de plataformas de comunicação diretas entre os estudantes. É também importante referir a parte social, onde as campanhas se intensificaram nos últimos tempos devido ao panorama atual. Há muitos estudantes que passam mesmo verdadeiras necessidades, muitos deles têm problemas de se exporem e de procurarem algum apoio. É importante ir de encontro a estes estudantes, ajudá-los, mesmo que de uma forma discreta, de uma forma confidencial quase.”

(excertos de entrevistas do ComUM aos candidatos a presidente da direcção da AAUM nas eleições de 6 de Dezembro de 2011, datadas de Sábado, 03 de Dezembro de 2011)

Sem comentários:

Enviar um comentário