terça-feira, 19 de julho de 2011

Nota Informativa do Conselho Geral - Reunião de 18 de Julho de 2011

«Reuniu a 18 de Julho de 2011, pelas 10h00, no Largo do Paço, em Braga, o Conselho Geral da Universidade do Minho. Da Agenda da reunião faziam parte:
· Assuntos de iniciativa do Conselho Geral;
· Assuntos de iniciativa do Reitor.
Em relação aos assuntos de iniciativa do Conselho Geral, o presidente prestou, inicialmente, diversas informações aos membros do Órgão.
De seguida, procedeu-se à aprovação da Acta nº 3, relativa à Reunião Extraordinária de 9 de Maio, e à Acta nº 4 referente à Reunião Ordinária de 30 de Maio de 2011, tendo as mesmas sido aprovadas por unanimidade.
Foi ainda apreciado o memorando da Comissão Especializada de Governação e de Assuntos Institucionais sobre a reunião havida com o Sr. Reitor.
No que diz respeito aos assuntos de iniciativa do Reitor, foram disponibilizadas diversas informações, nomeadamente sobre o enquadramento do ensino superior em Portugal e os contactos havidos com a nova tutela política. Foram referidos alguns dos eventos que marcaram a vida na Universidade do Minho durante o mês de Junho e as últimas semanas do mês de Julho. A UMinho orgulha-se de alguns prémios que foram atribuídos aos seus docentes e investigadores, nomeadamente: Prémio Gulbenkian de Ciência 2011, ao Prof. Nuno Peres; Scalzi 2010 da “The Masonry Society”, ao Prof. Paulo Lourenço; IBM 2010, à Investigadora Alexandra Silva; Honorary Ambassador of the Santa Fe Symposium on Jewelry Manufacturing Technology, ao Prof. Samuel Silva; Medalha de Mérito Cientifico, concedida pela Câmara Municipal de Guimarães ao Prof. Rui L. Reis.
No período da tarde, participaram na reunião a convite do Conselho Geral, os Presidentes das Unidades Orgânicas de Ensino e de Investigação (UOEI) da UMinho.
Foi apresentado, pela Vice-Reitora, Prof. Margarida Proença, o Relatório de Execução Orçamental 2011, referente ao 1º Semestre.
Igualmente, foi debatido o Planeamento Estratégico da UMinho apresentado pelo Reitor, finalizando com uma série de questões de reflexão sobre como a Universidade se pretende posicionar no futuro próximo, no quadro das configurações da política para o Ensino Superior, tendo ainda sido considerados os trabalhos de levantamento de informação já elaborados pelas UOEI. Neste ponto, os Presidentes das unidades orgânicas deram os seus contributos.
Foi deliberado, por unanimidade, criar a subunidade orgânica “Centro de Investigação em Software Confiável”, proposto pela Escola de Engenharia. Foi, ainda, decidido transitar para próxima reunião o ponto 5, relativo ao Sistema de Garantia de Qualidade SIGAQ-UM.
O Presidente do Conselho Geral,
Luís Braga da Cruz»

(reprodução integral de mensagem de distribuição universal na rede electrónica da UMinho que nos caiu entretanto na caixa de correio electrónico, proveniente da entidade identificada)

Sem comentários:

Enviar um comentário