domingo, 14 de dezembro de 2008

Novos Desafios para a Universidade do Minho

A Universidade do Minho como instituição de referência na região em que se insere, necessita de renovação e adaptação aos novos tempos. A sociedade está em constante evolução. A Universidade do Minho não pode ficar desligada dessa evolução. Aliás, tem que estar atenta à evolução e ser ela própria o seu motor. Impõe-se que a Universidade do Minho implemente procedimentos de gestão simples e eficazes. Para além da oferta de cursos adaptados às realidades actuais, exige-se uma investigação atenta às necessidades da sociedade. As actividades de interacção com o meio envolvente devem ser intensificadas e apoiadas.
A Universidade do Minho necessita de alterar muitos dos seus procedimentos. Os orgãos da Universidade do Minho devem orientar-se por princípios fundamentais para o sucesso da instituição, como legalidade, honestidade, transparência e competência. Para além disto, é importante ter uma visão humanista. Uma universidade tem que ser construída por e para pessoas. Em primeiro lugar têm que estar os seus estudantes. O prestígio da Universidade do Minho será tanto maior quanto melhores forem os seus diplomados. Os docentes e os funcionários da Universidade do Minho devem estar ao serviço dos estudantes e da sociedade em geral. Os estudantes devem sentir-se apoiados e ao mesmo tempo com autonomia que lhes permita evoluirem preparando-se para no futuro exercerem actividades úteis à sociedade.
A Universidade do Minho tem que ser mais positiva na forma de enfrentar as situações. Tem sido prática nos últimos anos, encontrar formas de penalizar as pessoas que não atingem certos níveis de desempenho. Pelo contrário, será importante analisar as razões desse desempenho menos bom e encontrar formas de enquadrar melhor essas pessoas nos seus departamentos ou serviços. Também seria mais salutar encontrar formas de premiar as pessoas que atingem bons desempenhos. Esta forma de actuar aumentará a motivação de todos.
Com maior abertura à sociedade, novos procedimentos, simples e eficazes, uma visão humanista e uma atitude positiva, a Universidade do Minho estará preparada para enfrentar os novos desafios. Estes caracterizam-se por novas realidades económicas e sociais, próprias de uma sociedade cada vez mais globalizada.

Braga, 22 de Outubro de 2008

José Barroso de Aguiar

Sem comentários:

Enviar um comentário