segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Espaços e Lugares para Aprendizagem, Inovação e Transferência de Conhecimento: um comentário

Caro Professor José Vieira
o seu texto agradou-me muito, nomeadamente por sentir muito a falta de espaços versáteis que me permitam criar um ambiente menos formal nos workshops que promovo abertos à comunidade, e onde tenho tido público muito variável; para algumas pessoas é a primeira vez que estão na universidade e o espaço formal amedronta-as.
É claro que a dimensão ecológica está na ordem do dia e é pena que não a tenha desenvolvido mais. Eis algumas coisas que me preocupam, embora seja uma ignorante quanto ao assunto: a escola do IE recebe imensa luz mas nem assim se exigiu uns painéis solares.
No que respeita à ECS, nem é bom falar: os gabinetes só tem um interruptor a funcionar, ainda que os gabinetes sejam todos não individuais e haja pelo menos dois interruptores em cada gabinete. Um amigo meu de saúde pública explicou que os empreiteiros poupam muito fio com este sistema. Ainda quanto à luz, não é possível iluminar apenas uma sala, dado que a instalação actua sobre blocos inteiros. A ECS é bonita mas não funciona, gelada e com umas cores impossíveis de manter limpa e quente, simultaneamente: chão preto e paredes brancas. Embora exposta ao sol no cimo do monte, não se instalou energia solar. Por detrás da escola costuma haver um monte enorme de lixo.
Penso que seria também muito importante fazer-se uma avaliação EXTERNA aos laboratórios de investigação de tipo laboratoriais em toda a UM pois não me admirava que houvesse problemas sérios ambientais.
Abraço.

Clara Costa Oliveira

Sem comentários:

Enviar um comentário