quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

À procura do Orçamento de 2009 da UM

Não foi fácil encontrar o Orçamento da Universidade do Minho para 2009. Procurei-o na página electrónica da Universidade mas em vão. Perguntei nos serviços do Senado, órgão que tem importantes competências nestas área, e nem assim.
Tentei saber no início da última reunião do Senado (ontem dia 12 de Janeiro) se podia ter acesso ao orçamento mas o Senhor Reitor entendeu com uma resposta breve e terminante que não era momento oportuno para dar resposta.
Tentei de novo e acabei por receber mesmo ontem documentos relativos ao Orçamento.
Não recebi um orçamento de fácil legibilidade para um leigo como é, pelo contrário, o designado “Orçamento Privativo 2007” que foi apresentado numa reunião da Comissão de Planeamento e Gestão do Senado em 22 de Dezembro de 2008 com as receitas e despesas lado a lado e um resumo discriminado logo na página de abertura. Por este “orçamento” que afinal é um documento de contas fiquei a saber que, em 2007, a Universidade obteve receitas no total de 123.078.243,51 euros, tendo transitado para o ano seguinte um saldo positivo de 14.320.504,89.
No que toca a 2009, foi-me entregue um conjunto de 5 folhas uma das quais com as receitas que totalizam 91.951.282 euros e as quatro restantes com indicação das despesas que atingem igual montante.
Gostaria de receber um orçamento mais elaborado e mais facilmente legível devidamente acompanhado de um texto justificativo mas isso não consegui e julgo que não há.
Não me cabe aqui analisar o orçamento para 2009 (não é a minha especialidade) mas seguramente é bom que ele seja divulgado e apreciado. Temos o direito e o dever de saber em pormenor a situação e a política financeira da nossa Universidade e para isso nada melhor, julgamos, que a leitura e análise do orçamento.

António Cândido de Oliveira

Sem comentários:

Enviar um comentário