sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Diário de Campanha (32)

Lista Plural e Liberdade de Crítica

A lista B, em que estou inserido, nas eleições para o Conselho Geral da UM é uma lista plural. Une-nos, é certo, a vontade de contribuir para uma universidade do Minho que vá cada vez mais longe na leccionação, na investigação e na ligação com a comunidade em que se insere. Une-nos também o desconforto com a situação actual da UM e estamos essencialmente de acordo com os rumos que esta deve tomar. A partir daqui cada um tem o seu modo de exprimir os seus pontos de vista e pensa pela sua cabeça.

Pelo que me toca, tenho um modo de ser que procura respeitar muito as pessoas (dificilmente me verão a dizer mal de uma pessoa enquanto tal, procurando antes compreendê-la até ao limite) sem deixar de criticar os seus actos ou a sua actuação sempre que no meu entender o mereçam. Problema diferente é saber se temos um ambiente acolhedor da crítica como deveríamos. E deixo uma pergunta: Há um clima de liberdade de opinião crítica dentro da Universidade do Minho?

António Cândido de Oliveira

1 comentário:

  1. Há toda a liberdade de expressão, desde que seja para bajular quem está no poder! Há também a possibilidade de mudar de opinião, desde que seja para se juntar aos que se encontram no
    poder! Aliás, vemos numa das listas
    aqueles que, por trás, diziam mal de quem estavam no poder e hoje aparecem
    em posição muito destacada nessa lista! Isso enxova-lha as pessoas honestas da referida lista. Se calhar é por isso que alguns têm dificuldade em se cumprimentar. Pudera! As pessoas dignas têm dificuldade em conviver com a indignidade e oportunismo mais rasteiro.

    ResponderEliminar