terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Participação no Governo da Universidade

1. É minha convicção que a grande maioria dos colegas (docentes e/ou investigadores) pouca atenção dedica ao governo da Universidade a que pertence (no caso a Universidade do Minho).

2. Tal sucede, a meu ver, porque a maior parte de nós estamos já tão preocupados com o estudo das matérias que dizem respeito à docência e investigação que fazemos (e com as burocracias que lhe estão ligadas) que pouco tempo sobra para o resto. E, no entanto, esse resto é muito importante exactamente para a docência e investigação que nos ocupa e preocupa.

3. É muito importante pois do (bom) governo da Universidade depende, em muito, não só a qualidade da docência e da investigação como a possibilidade de concretizar uma e outra. Não é preciso dizer mais sobre esta matéria para convencer quem lê este texto.

4. Mas se assim é, então o governo da Universidade deve interessar-nos e muito.
É nessa linha que se deve compreender a necessária participação de todos nós nas eleições para o Conselho Geral da Universidade do Minho. Elas são uma excelente oportunidade para conhecer melhor e ter uma opinião sobre os problemas do governo da Universidade.

5. Eles pedem-nos, no entanto, um esforço. O de procurar conhecer os problemas efectivos, o de os debater e depois os de ter opinião fundamentada. Sem esse esforço nada feito.

6. Pela nossa parte tentaremos através deste blog e de um “sítio” (a funcionar dentro em breve) ajudar a obter informação e a proporcionar o necessário debate. Assim fazendo cumprimos um dever.

Universidade do Minho, 6 de Janeiro de 2009

António Cândido de Oliveira
Membro do Senado Eleito
Escola de Direito da UM

Sem comentários:

Enviar um comentário