terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Carta de valores e princípios e de integridade académica

Caros(as) Colegas
Professores(as) e Investigadores(as) da Universidade do Minho:
Após termos tornado pública a nossa intenção de nos apresentarmos às eleições para os órgãos de governo da Universidade, através de mensagem que dirigimos à Academia no passado dia 4 de Janeiro, é a ocasião de vos apresentarmos a “carta de valores e princípios e de integridade académica” que informa o nosso Movimento, que passamos a transcrever:

UMinho: NOVOS DESAFIOS, NOVOS RUMOS
- carta de valores e princípios e de integridade académica

O Movimento ´UMinho: Novos Desafios, Novos Rumos`, orienta-se pelo ideal de uma universidade alicerçada na integridade académica[1], entendida como comprometimento com os seguintes valores fundamentais: Honestidade, Confiança, Transparência, Respeito e Responsabilidade. Deste conjunto de valores derivam princípios orientadores da conduta pessoal e colectiva, congruente com a nobre missão da universidade.

1. Honestidade. A Universidade promove a busca da verdade e do conhecimento por caminhos indissociáveis da probidade pessoal nos diversos domínios: na aprendizagem, no ensino, na investigação e nos serviços.

2. Confiança. A Universidade promove relações profissionais que beneficiem de recíproco conhecimento e crença na lealdade dos membros da comunidade académica, favorável à livre troca de ideias e pontos de vista, permitindo a cada um a mais elevada realização do seu potencial humano e profissional.

3. Transparência. A Universidade promove procedimentos e padrões de conduta desejáveis, claros e de todos conhecidos, bem como a equidade e impessoalidade das regras organizadoras da conduta de estudantes, docentes, funcionários e chefias.

4. Respeito. A Universidade promove a participação apreciada e deferente entre os membros da comunidade académica, o reconhecimento da natureza participativa do processo de aprendizagem e a valorização da diversidade e pluralidade de ideias e opiniões.

5. Responsabilidade. A Universidade promove a determinação de direitos e deveres dos seus membros e confia na sua capacidade de agir para prevenir e corrigir erros e superar dificuldades.

À luz dos princípios enunciados, a UM carece de enfrentar este desafio - a renovação da sua cultura institucional. Contribuir para essa renovação cultural será um dos rumos fundamentais do Movimento, pois acreditamos que promoverá mais elevados desempenhos organizacionais e pessoais, rentabilizará potencial criativo e produtivo existente.

Aproveitamos igualmente a oportunidade para vos informar que este e outros documentos e informações sobre o nosso Movimento e respectivo ideário estão já disponíveis em http://um-novosdesafios.blogspot.com, e ficarão também acessíveis, a breve prazo, num sítio cujo endereço vos indicaremos oportunamente.
Saudações académicas,

Signatários (por ordem alfabética)
António Cândido de Oliveira
António Costa Marques Pinho
Carlos Alberto C. M. Couto
Carolina Machado
Fernando Sousa Castro
Francisco Carballo Cruz
Graça M. Barbosa Soares
Ivo Domingues
Jaime Rocha Gomes
Joaquim Gomes Sá
Joaquim José S. Esteves Neves
José Alberto Gomes Precioso
José António Cadima Ribeiro
José C. Fernandes Teixeira
José Manuel Vieira
José Luís Barroso Aguiar
Maria Cândida L. G. Vilarinho
Maria Clara Costa Oliveira
Maria Eduarda Coquet
Maria Filomena P Antunes Brás
Maria Manuela S. P. Silva
Nuno Pinto Oliveira
Rui António Ramos
Vasco Eiriz Sousa
---
[1] The Center for Academic Integrity (1990). The Fundamental Values of Academic Integrity. Duke University Durham, North Carolina. The Center for Academic Integrity (CAI) is a consortium of over 360 institutions who share with peers and colleagues the Center's collective experience, expertise, and creative energy.
*
(reprodução integral de texto distribuído universalmente na rede electrónica da UMinho nesta data)

Sem comentários:

Enviar um comentário