sábado, 7 de novembro de 2015

"ISQ participa no projeto de investigação europeu ASHLEY"

«O ISQ acolheu nos dias 3, 4 e 5 de novembro de 2015 nas suas instalações no TAGUSPARK, a segunda reunião anual do projeto ASHLEY (Avionics Systems Hosted on a distributed modular electronics Large scale dEmonstrator for multiple tYpes of aircraft) com cerca de 60 participantes onde se incluem representantes da Comissão Europeia.
O projeto trata-se de investigação europeu de grande dimensão e importância para o mercado aeronáutico, sendo financiado pelo Programa Quadro Europeu de Financiamento FP7, num orçamento que ronda os 39,8 milhões de euros e liderado pela Thales Avionics. O consórcio do projeto é constituído por 36 parceiros internacionais de 13 países diferentes, onde se destacam os principais players da aeronáutica nomeadamente a Airbus, Dassault e a Saab. A participação portuguesa conta ainda com a empresa GMV.
O projeto ASHLEY visa a consolidação do conceito de arquitectura IMA2G (Integrated Modular Avionics) através da integração dos resultados de um projeto anterior – SCARLETT (SCAlable & ReconfigurabLe elEtronics PlaTforms and Tools) e de vários outros projetos nacionais associados à temática. As inovações serão suportadas por processos, métodos e ferramentas desenvolvidas de modo a permitir uma implementação eficaz nos sistemas de aviónica nos futuros programas para as aeronaves numa abordagem IMA2G (Segunda Geração IMA – Integrated Modular Avionics). Embora o IMA1G esteja já a bordo de aeronaves como o A380, pretende-se que a plataforma IMA2G possa cobrir a maioria dos sistemas aviónicos e aeronaves. O ASHLEY será um recurso valioso na percussão e implementação do IMA2G para as aeronaves do futuro. Esta nova arquitetura e conceitos associados irão permitir a redução de unidades de processamento a bordo das aeronaves, integração de funções com uma maior eficiência e flexibilidade na manutenção dos sistemas de aviónica e redução de custos de operação e de manutenção.
ISQ organizou ainda no âmbito das atividades do projeto, no dia 5 de novembro uma sessão de partilha de conhecimento técnico-científico, designada de “Academic Workshop” entre os parceiros do ASHLEY da academia e universidades portuguesas, com histórico na área da aviónica (Faculdade de Lisboa, Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa e do Porto). Foram apresentados, pelos parceiros académicos do consórcio e pelas universidades portuguesas, tópicos de elevado interesse para o projeto, permitindo uma mais-valia na troca de informação e conhecimento da temática do IMA2G. A audiência contou, entre outras referências, com alunos dos últimos anos da licenciatura de Engenharia Aeronáutica, promovendo a adesão futura de estudantes de engenharia a esta vertente da Aeronáutica.
Durante os três dias do encontro foi realizada uma sessão de divulgação de posters, visualização de vídeos técnicos e de um e-booklet dos produtos e ferramentas desenvolvidas no projeto, proporcionando aos parceiros e comunidade científica nacional a troca de experiências sobre o trabalho desenvolvido, bem como os resultados atingidos até ao momento.»

(reprodução de notícia BIT magazine, de  6 de Novembro de 2015)

[cortesia de Nuno Soares da Silva]

Sem comentários:

Enviar um comentário