terça-feira, 3 de novembro de 2015

"ÉS INVESTIGADOR? ARRANCAM HOJE AS CANDIDATURAS AO PROGRAMA COHITEC"

«O programa de formação da COTEC Portugal tem candidaturas abertas até 15 de janeiro e vai percorrer as universidades e centros de investigação nos próximos meses. 

Arrancam hoje as candidaturas ao Programa COHiTEC. A iniciativa está aberta a investigadores do Ensino Superior, centros de investigação e de outras instituições de I&D, que criem uma ou mais tecnologias inovadoras para «dar resposta a uma necessidade de mercado».  
O Programa COHiTEC tem uma duração de quatro meses. Entre 1 de março e 12 de julho do próximo ano, os investigadores vão criar um «conceito de produto para a tecnologia» apresentada e desenvolver um projeto de negócio para esse mesmo conceito.
Em termos práticos, o programa inclui formação em comercialização de tecnologias, apoio e acompanhamento disponibilizado por mentores e estudantes de gestão, e ainda reuniões mensais com docentes da North Carolina State University, da Brown University ou da Rutgers University. 
O Programa COHiTEC decorre, em simultâneo, no Porto e em Lisboa. Na capital, a iniciativa tem lugar, às quintas-feiras, na Nova School of Business and Economics e, no Porto, as sessões do programa de formação acontecem às terças-feiras, na Porto Business School.
Depois de criar o plano de negócios, as equipas participantes vão ter de apresentar publicamente os projetos. Os interessados devem submeter a candidatura até 15 de janeiro. Os resultados são conhecidos a 16 de fevereiro. 
Promovido pela COTEC Portugal - Associação Empresarial para a Inovação, e com o apoio da Caixa Geral de Depósitos, o Programa COHiTEC está no terreno há 12 anos e, no total de edições, apoiou mais de 450 investigadores. 
Dos 151 projetos de negócio desenvolvidos através da iniciativa, 26 transformaram-se em startups e conseguiram atrair um investimento de mais de 35 milhões de euros.
A iniciativa vai percorrer universidades e centros de investigação de todo o país. O calendário do roadshow ainda não está fechado, estando, para já, agendadas as seguintes datas:   
17 novembro - Universidade de Lisboa 
18 novembro - Universidade de Aveiro 
2 dezembro - INOV-INESC »

(reprodução de notícia CANALSUPERIOR, de 2015/11/03)

[cortesia de Nuno Soares da Silva]

Sem comentários:

Enviar um comentário