sexta-feira, 28 de agosto de 2015

"Primeiros alunos dos programas de dupla licenciatura saem este ano da universidade"

«Por enquanto, este modelo é uma aposta das universidades privadas. A pioneira foi a Universidade Lusíada de Lisboa, que introduziu os programas de "dupla titulação" no ano letivo de 2011/2012.
Os primeiros alunos dos programas de dupla licenciatura, ou dupla titulação, devem chegar este ano ao mercado de trabalho. Os estudantes da Universidade Lusíada, pioneira na implementação deste tipo de programas em Portugal, com a criação de cinco há quatro anos, devem terminar este ano a sua formação, informa a instituição.
O modelo das duplas licenciaturas, que já é comum em países como Estados Unidos e Inglaterra, ainda não chegou ao ensino superior público, mas pode estar para breve. Na prática é uma licenciatura mais longa do que o normal em que os alunos aproveitam as disciplinas comuns aos dois cursos para obterem os diplomas num tempo mais curto do que a simples soma da duração dos dois cursos - ou seja, acabam por fazer mais cadeiras.
Por enquanto, este modelo é uma aposta das universidades privadas. A pioneira foi a Universidade Lusíada de Lisboa, que introduziu os programas de "dupla titulação" no ano letivo de 2011/2012. No ano seguinte foi a vez da Universidade Europeia.
Assim, os primeiros licenciados ao abrigo deste programa "deverão concluir as suas formações ainda no presente ano letivo", explica a Lusíada.
No último ano letivo, a universidade ofereceu 11 licenciaturas com programas de dupla titulação - Gestão de Empresas e Contabilidade ou Direito e Relações internacionais, por exemplo.
Também a Universidade Europeia conta já com 11 cursos duplos a funcionar - um modelo que começou a implementar no ano letivo de 2012/2013, com 159 alunos.»

(reprodução de artigo Diário de Notícias, de 24 de agosto de 2015)

[cortesia de Nuno Soares da Silva]

1 comentário: