quarta-feira, 26 de agosto de 2015

"Novas regras nas bolsas deixam universidades sem sistema"

«As novas medidas referentes às bolsas de estudo estarão no centro na dificuldade de acesso à plataforma.

As candidaturas às bolsas de estudo no Ensino Superior estão abertas deste o dia 25 de junho, mas os serviços de ação social das universidades e politécnicos só conseguiram aceder à plataforma dois meses depois, o que coloca em causa todas as datas previstas para que os processos estejam completos.
De acordo com o Jornal de Notícias, o caso foi denunciado pela Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), reportando que “a situação foi identificada logo no dia 25 de junho e comunicada à Direção-Geral do Ensino Superior [DGES], que, no dia seguinte, informou estar a desenvolver todos os esforços para que os trabalhos decorram com a maior celeridade possível”, explicou Carlos Alberto Videira.
No mesmo dia as instituições foram informadas que já tinha sido “efetuada (…) passagem para produção que contempla as alterações previstas”, o que permitiria dar início a todo o processo.
Contudo, uma fonte dos serviços de ação social da Universidade de Aveiro garantiu que até à passada sexta-feira não foi possível trabalhar na plataforma. “A análise dos processos está atrasada, o que trará consequências para os estudantes e atrasos na disponibilidade das bolsas”, elucidou.
As novas regras das bolsas permitirão aumentar o limite de elegibilidade, o que fará com que mais alunos terão acesso à bolsa de estudo. No e-mail enviado às instituições, a DGES informou que serão informadas sobre novas alterações em breve.
Contactado pelo JN, o Ministério da Educação e Ciência afirma não ter “conhecimento de qualquer problema na plataforma”, garantindo que está tudo operacional.»


[cortesia de Nuno Soares da Silva]

Sem comentários:

Enviar um comentário