quinta-feira, 22 de agosto de 2013

"Universidades têm menos de uma semana para adaptar orçamento a cortes"

«Reitor da Universidade do Porto confessa que “está a ser difícil trabalhar ” com o curto pré-aviso do Governo.
As universidades têm menos de uma semana para apresentarem os seus orçamentos para o ano que vem. Só esta terça-feira é que o Ministério da Educação comunicou os montantes em causa e os cortes que são de 2% em relação ao ano passado.
O problema, diz o reitor da Universidade do Porto, Marques dos Santos, é que o orçamento tem de estar nas nãos do ministro na próxima segunda-feira o mais tardar.
“Fomos avisados ontem do nosso 'plafond' para 2014, e temos que apresentar o orçamento até segunda-feira ao fim do dia, sujeito a soluções financeiras que não fizemos. Está a ser difícil trabalhar assim. Compreendo a situação do país, mas também temos dificuldade em nos movimentar”, constata Marques dos Santos.
Sobre se existe capacidade de reorganizar o orçamento até segunda-feira, o reitor diz que foi preparando “preventivamente, com base no orçamento anterior, o orçamento do ano seguinte, à espera que viessem valores finais para aplicar”.
É mais uma dificuldade para as instituições do ensino superior, que ficaram a saber na terça-feira que vão ter de cativar 10 milhões de euros.
Apenas as universidades fundacionais escapam aos cortes orçamentais.»

(reprodução de notícia RENASCENÇAhttp://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=25&did=119076)

[cortesia de Nuno Soares da Silva]

Sem comentários:

Enviar um comentário