domingo, 4 de agosto de 2013

"Estudantes esperam que o novo secretário de Estado pacifique o ensino superior"

«As federações e associações académicas, que se reuniram na terça-feira, em Coimbra, esperam que a substituição do secretário de Estado do Ensino Superior (SEES) abra “uma janela de oportunidade para a pacificação do setor”.
A recente alteração do elenco governamental, “em especial a tomada de posse do novo SEES, poderá abrir uma janela de oportunidade para a pacificação do setor e para um entendimento setorial de curto e médio prazo, possibilitando uma nova forma de construir participadamente as políticas do ensino superior”, sustentam os participantes no Encontro Nacional de Académicas (ENA).
“Pedir pareceres não é dialogar, nem tão pouco encenar audições é construir em conjunto”, advertem, num comunicado divulgado esta noite, os dirigentes associativos.
Mas para que isso aconteça, as federações e associações académicas e de estudantes solicitam ao novo SEES, José Ferreira Gomes, que “promova com a máxima urgência reuniões que possam consubstanciar este diálogo, não apenas em conjunto, mas também bilateralmente com cada uma, dentro do calendário de urgência das decisões que têm de ser tomadas antes do início do ano letivo”.
Entre essas decisões, os dirigentes associativos destacam as que dizem respeito à ação social escolar e ao quadro orçamental das instituições de ensino superior.
Durante dois anos, “contra a disponibilidade dos agentes do ensino superior” (instituições, docentes e estudantes), houve “uma quase total imobilização e um ensurdecedor silêncio por parte da tutela do setor”, que se manifestou sempre “indisponível para qualquer diálogo construtivo”, afirmam os dirigentes estudantis.
O novo SEES tomou posse no dia 26 de julho, sucedendo a João Queiró, no âmbito da sétima remodelação do XIX Governo Constitucional, liderado por Pedro Passos Coelho.
No encontro participaram, designadamente, a Associação Académica de Coimbra, a Federação Académica do Porto, as associações académicas das universidades de Évora, do Algarve, de Aveiro, de Trás-os-Montes e Alto Douro e do Minho, e as federações nacionais das associações de estudantes do Ensino Superior Politécnico e do Ensino Superior Particular e Cooperativo.»

(reprodução de notícia jornal i  online, de 3 de Agosto de 2013)

[cortesia de Nuno Soares da Silva]

Sem comentários:

Enviar um comentário