terça-feira, 23 de junho de 2009

"NOTA INFORMATIVA - Reunião do Conselho Geral da UMinho"

«A pedido do Conselho Geral da Universidade do Minho, divulga-se a seguinte Nota Informativa:

Universidade do Minho – Conselho Geral
Reunião de 22 de Junho de 2009

Nota Informativa

Da reunião do Conselho Geral da Universidade do Minho, reunido no dia 22 de Junho de 2009, podem ser retidos os seguintes pontos:
O Conselho Geral começou por apreciar uma exposição feita pelo Sr. Reitor sobre as linhas de desenvolvimento da Universidade do Minho nos últimos sete anos e a sua situação perante as suas congéneres nacionais.
No final da sua exposição, considerando o novo enquadramento estatutário e invocando o interesse institucional da Universidade do Minho, o Sr. Reitor explicou e anunciou a sua decisão de não completar o mandato que legitimamente poderia prolongar até Maio de 2010.
Perante a inabalável posição assumida pelo Sr. Reitor, o Conselho Geral tomou a iniciativa de dar início desde já ao processo de eleição do novo Reitor, de acordo com o estabelecido nos Estatutos da Universidade do Minho e do Regime Jurídico das Instituições do Ensino Superior.
Assim, foi decidido convocar para o dia 30 de Junho nova reunião do Conselho Geral para apreciar e aprovar o Regulamento da Eleição do Reitor, bem como o calendário eleitoral.
Também designou uma comissão, dirigida pelo Secretário do Conselho, encarregada de coligir as contribuições dos seus membros e de fazer uma proposta concreta relativa aqueles dois elementos.
Foi discutido e aprovado por maioria o Regimento do Conselho Geral.
O Conselho procedeu à eleição do seu Vice-Presidente, tendo a escolha recaído sobre o Sr. Dr. Álvaro José Brilhante Laborinho Lúcio.
O Conselho também elegeu o seu Secretário-geral, tendo sido eleita a Sr.ª Prof.ª Ana Paula Pereira Marques.
O Conselho discutiu e aprovou por maioria a proposta de fixação do valor das propinas para o ano lectivo 2009-2010, apresentado pelo Sr. Reitor.
Também fez uma primeira abordagem do processo de eleição do Provedor do Estudante. Apreciou uma primeira versão de proposta de regulamento e pediu aos representantes dos Estudantes que dessem um contributo para que este processo possa ser discutido na reunião de Setembro e iniciado seguidamente.

O Presidente do Conselho Geral
Eng. Luís Braga da Cruz
________________________________________
Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem
Universidade do Minho»
(reprodução de mensagem entretanto distribuída universalmente na rede de correio electrónico da UMinho, com a proveniência que se identifica)

Sem comentários:

Enviar um comentário