terça-feira, 23 de junho de 2009

"De como não posso aceitar a guetização da discussão de ideias na UM"

«Caros/as Colegas,
Por diversas vezes tenho sido confrontado com mensagens pessoais de colegas a pedirem-me, uns, a exigirem-me outros, para cessar com o uso do fórum geral da universidade como espaço de reflexão e discussão de ideias.
Ora, apesar de compreender a lógica das razões subjacentes, não as posso aceitar porque tal equivale a colocar uma autêntica mordaça a quem desejar fazer chegar sua opinião à Academia Minhota (UM) através, muitas vezes, de um último canal, que é este fórum geral.
A Academia Minhota precisa de debate, em fórum alargado, pelo que não posso nem devo aceitar estas tentativas de silenciamento. Nesta academia são muitos os temas que não se discutem, muitos os problemas que não se analisam, tendo como consequência, que muitas opiniões não sejam emitidas, criando guetos de opinião inaceitáveis numa casa que se quer de ciência, cultura e liberdade.
A quem serve a guetização da opinião ? A resposta é por demais evidente.
Tenho usado o fórum geral da UM procurando dar espaço aos que não têm voz e para discutir aquilo que ninguém quer discutir. E os que me agradecem são mais, muito mais, do que aqueles que me pedem para "pregar aos peixes" (salvo seja).
Alguns assuntos são redundantes ? Admito que sim. Mas essa é a factura a pagar no contexto de uma casa (leia-se UM) que aparentemente deixou de saber o que é o confronto livre de ideias.
As discussões que acabam caindo nas caixa de correio dos colegas por via deste fórum geral, são muito mais do que aquilo que parecem - simples discussões. São pedras atiradas ao charco de águas paradas em que se transformou o espaço de ideias na UM.
No caso das minhas mensagens incomodarem sumamente alguns colegas, lamento sinceramente que tal aconteça. Têm, no entanto, um bom remédio, basta usar um filtro de rejeição na vossa caixa de correio.
Saudações académicas,
Adérito Marcos»
*
(reprodução integral de mensagem distribuída hoje universalmente na rede electrónica da UMinho; divulgação nesta sede com autorização expressa do seu autor)

Sem comentários:

Enviar um comentário