quinta-feira, 12 de março de 2015

"As alterações que Crato tem na ‘manga’ para o Ensino Superior"

«Ministro da Educação tem ainda em mãos várias alterações que pretende implementar no Ensino Superior antes que o seu mandato chegue ao fim.
As alterações que Crato tem na ‘manga’ para o Ensino Superior
Em ano de eleições legislativas, Nuno Crato ainda tem muito trabalho pela frente. Escreve o Diário Económico que o ministro da Educação deixou para o final do seu mandato algumas medidas relativas ao Ensino Superior que podem gerar alguma discussão.
Segundo a mesma publicação, o ministro pretende criar uma Lei de Consórcios para obrigar universidades e institutos politécnicos a criarem consórcios “mais aprofundados”. Em entrevista à TVI24, Crato explicou que esta legislação que está em preparação vai “implicar alguma circulação de recursos humanos”, evitando também que universidades com pouca distância entre si repitam cursos que têm poucos alunos.
O financiamento das universidades e politécnicos também está em vias de ser alterado. Apesar de continuar a depender, em grande parte, do número de alunos e professores, vão ser implementados novos critérios, tais como a investigação científica que é produzida em determinada instituição, os trabalhos científicos que são publicados ou a empregabilidade dos respetivos estudantes.
Também as regras de acesso ao Ensino Superior vão sofrer alterações, embora não tenham sido ainda reveladas quais serão as mudanças. Segundo o Económico, atualmente para um aluno aceder a uma universidade ou a um politécnico não pode ter menos de 9,5 valores no exame nacional da disciplina específica, algo com o que os politécnicos nunca estiveram de acordo e, por isso, apresentaram uma proposta à tutela para que tal nota seja facultativa, o que está agora em estudo.»

(reprodução de notícia  Notícias ao Minuto, 11 de Março de 2015)

[cortesia de Nuno Soares da Silva]

Sem comentários:

Enviar um comentário