quinta-feira, 23 de outubro de 2014

“Seria impossível as universidades viverem sem propinas”

«O tema está na ordem depois da Alemanha abolir as propinas. Em Portugal, diz o novo líder dos reitores, elas representam 20% das receitas e é impensável seguir o exemplo germânico.
Regras diferentes para os alunos no acesso às universidades e aos politécnicos. O assunto ainda não está a ser discutido, mas o novo presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) diz não ter dúvidas de que o tema "terá que ser considerado nos próximos tempos". Uma medida que, sublinha António Cunha, tem de ser acompanhada por uma "diferenciação" do perfil dos alunos que frequentam os dois sistemas e também dos cursos que se ministram em cada um deles.

Os politécnicos defendem a alteração às regras de acesso ao ensino superior. Concorda?
Há questões que podem ser discutidas. Por exemplo se todos os cursos de engenharia, como os ligados à Agronomia, deviam exigir Matemática ou Física. O CRUP será sempre renitente em evoluir para a diminuição da exigência e da qualidade. O número de estudantes que têm aprovação em Matemática e Física é um problema nacional. Devemos procurar que os níveis de desempenho no ensino secundário sejam mais elevados e ter mais alunos em condições de aceder ao ensino superior.»

(reprodução de notícia Económico online, de 23 de Outubro de 2014)

[cortesia de Nuno Soares da Silva]

Sem comentários:

Enviar um comentário