terça-feira, 7 de outubro de 2014

"Nota Informativa do Conselho Geral | Reunião de 6 de outubro de 2014"

«Reuniu no dia 6 de outubro, pelas 9h30, na Sala de Reuniões da Reitoria, no Largo do Paço, o Conselho Geral da Universidade do Minho. Constavam da Ordem de Trabalhos:
- Assuntos de iniciativa do Conselho Geral
- Assuntos de iniciativa do Reitor
 
Assuntos de iniciativa do Conselho Geral
 
Antes de iniciar a sessão, foi conferida posse, pelo Presidente do Conselho, à Professora Maria Clara Faria Costa Oliveira.
Em relação aos assuntos de iniciativa do Conselho Geral, foram prestadas diversas informações pelo Presidente do Órgão. De seguida, procedeu-se à aprovação da Ata número 3/2014, relativa à reunião plenária de 14 de julho, sendo esta aprovada por unanimidade.
Foi alvo de apreciação, enquadrado no respetivo ponto, o Memorando apresentado pela Comissão Especializada para a Investigação, Ensino Qualidade e Avaliação do Conselho Geral, sobre a criação/reestruturação de subunidades orgânicas.
Sobre o processo de eleição do Provedor do Estudante, o Conselho, face aos argumentos previamente discutidos e avaliados, considerou estarem reunidas as condições para proceder à abertura dos procedimentos formais e informar a Comunidade Académica.
 
Foram tomadas as seguintes deliberações formais:
- Aprovada, por unanimidade, a criação do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território(GEGOT-UMinho), submetida pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho;
- Aprovada, por unanimidade, a criação do Centro de Investigação em Ciências Políticas (CICP), resultante da fusão do Núcleo de Investigação em Ciência Política e Relações Internacionais (NICPRI) e do Núcleo de Estudos em Administração e Políticas (NEAPP), submetida pela Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho;
- Aprovada, por maioria, a criação do Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA-UMinho), submetida pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho;
- Aprovada, por maioria, a criação do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS-UMinho), submetida pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho.
 
Assuntos de iniciativa do Reitor
 
Neste ponto da agenda, o Reitor disponibilizou diversas informações relevantes sobre a Universidade do Minho e o enquadramento do Ensino Superior, nomeadamente: o atual quadro orçamental e o orçamento retificativo recentemente aprovado pala Assembleia da República; as perspetivas orçamentais para 2015; a Ação Social Escolar; o processo de avaliação em curso das Unidades de Investigação e Desenvolvimento (I&D) e a internacionalização do ensino superior português.
Ilustrou, ainda, os resultados do concurso nacional de acesso (primeira e segunda fases).
 
O Conselho apreciou o documento “Acordo de Consórcio das Universidades do Norte (UNorte.pt)”, apresentado pelo Reitor, tendo-o, maioritariamente, acolhido em termos favoráveis e propondo-se a acompanhar a sua aplicação em concreto.
O Reitor apresentou a proposta do Plano de Investimentos da UMinho.
 
O Presidente do Conselho Geral da Universidade do Minho,
Álvaro Laborinho Lúcio»

(reprodução de mensagem entretanto distribuída universalmente na rede eletrónica da UMinho)

Sem comentários:

Enviar um comentário