domingo, 22 de junho de 2014

Renúncia a mandato de membro do Conselho Geral

Caros(as) colegas Professores e investigadores,
Caros(as) colegas funcionários não docentes e não investigadores,
Caros(as) alunos,
Cumpre-me informar-vos que remeti há dias ao Presidente do Conselho Geral da UMinho uma carta de renúncia à condição de membro do Conselho Geral. Fi-lo por razões pessoais, depois de ponderar o assunto durante meses. Nos termos do Regimento do Conselho Geral, deverei ser substituído pela colega que me sucedia na lista do Movimento Novos Desafios, Novos Rumos oportunamente submetida a referendo eleitoral, a saber, a Professora Clara Costa Oliveira, a quem desejo as maiores felicidades no exercício do cargo.
Isto dito, entendo que é hora de renovar o agradecimento aos colegas que estiveram na base da minha(nossa) eleição e a todos aqueles que, através do seu voto e/ou do seu incentivo, me foram dando ânimo para levar por diante a missão cívica que mantive na Academia na referida sede até esta data, que quase nunca foi fácil.
Quero também dizer-vos que, deixando as funções de membro do CG, não deixarei de procurar contribuir para a construção de um projeto de Universidade mais transparente, mais respeitador dos direitos de todos e de cada um, mais exigente em matéria de procedimento ético, e não abandonarei a luta a favor de um projeto portador de uma ambição de crescente afirmação no contexto da rede pública de ensino superior nacional e europeia, expressão da vontade, capacidade e ambição do coletivo que lhe dá corpo. Em particular, preocupa-me a perda de autonomia que a Universidade portuguesa enfrenta e preocupam-me:
i)     a forma como se chegou a e o teor do memorando de entendimento entretanto assinado entre as Universidades do Minho, do Porto, e de Trás-os-Montes e Alto Douro, com vista à constituição de um Consórcio das Universidades do Norte (UniNORTE);
ii)   a forma como se têm apostado na adoção de plataformas eletrónicas e na "desmaterialização de rotinas administrativas", desconsiderando as pessoas e, paradoxalmente, sobrecarregando-as com burocracias; e
iii)     intervenções mantidas em matéria de gestão de concursos de promoção de pessoal questionáveis em matéria de respeito das legítimas aspirações das pessoas, quando não criticáveis na dimensão ética.
Por tudo isso, esta renúncia a funções como membro do CG não deve ser interpretada como desistência de lutar por uma Universidade melhor e com que me identifique muito mais. Nessa postura, continuarei a estar com todos aqueles que partilhem idênticos valores.
Cordiais cumprimentos,

J. Cadima Ribeiro
(Movimento NDNR – http://uminho-ndnr.blogspot.pt/)

[reprodução de mensagem entretanto distribuída universalmente na rede eletrónica da UMinho]

Sem comentários:

Enviar um comentário