quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

"Universidade de Aveiro pede «correções» na trajetória de cortes no ensino superior"

"O reitor da Universidade de Aveiro (UA), Manuel Assunção, alertou, esta terça-feira, o novo Governo para «eventuais excessos reformistas» no ensino superior público.
O anúncio de uma avaliação ao sistema feito pelo novo ministro da tutela também causou «perplexidade», já que existe um estudo recente da Associação das Universidades Europeias (AUE), a pedido do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP).
«Valorizar a importância da avaliação, mas ignorar os resultados disponíveis não parece muito coerente», observou Manuel Assunção ao intervir na sessão solene do 42.º aniversário da UA.
O reitor deixou nota de situações que necessitam de transformação profunda, apontando o caso da «prática» da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) «de desrespeito pelas universidades que acolhem e pagam os salários da maioria dos investigadores».
Aludiu ainda à «exiguidade do apoio do Estado» que implicou cortes em áreas, sendo a manutenção dos edifícios a que mais sofreu, podendo tornar-se «uma bomba relógio». 
A dificuldade na renovação de professores deixou a média etária crescer para um nível «dramático». Manuel Assunção espera, por isso, do Governo políticas para a correção da «infeliz trajetória».
O aniversário da UA foi marcado pela entrega do doutoramento honoris causa a Adriano Moreira, momento que serviu para reconhecer «a singular trajetória de vida forjada com inteligência e sagacidade analítica e prospetiva», assim como o contributo para «a consolidação do ensino e da investigação na área das ciências políticas em Portugal».
A instituição distribuiu, igualmente, os prémios e bolsas de mérito pelos 75 melhores alunos do ano letivo anterior que são atribuídos por mais de 20 empresas e instituições parceiras. 
Catarina Correia, da licenciatura em Bioquímica, teve a melhor média, de 19 valores, arrecadando o Prémio Universidade de Aveiro/Caixa Geral de Depósitos (5 mil euros)."

(reprodução de notícia Jornal A BOLA online,  de 15-12-2015)

[cortesia de Nuno Soares da Silva]

Sem comentários:

Enviar um comentário