segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

"Equipa de segurança no Campus de Azurém"

«Caros colegas,

É a 1ª vez que escrevo emails desta natureza para esta lista, mas o facto que se passou é grave.

Sou responsável pelo Laboratório de Robótica e há umas semanas atrás pedi autorização, tal como fazia com a equipa de segurança anterior, para trabalhar no laboratório fora do horário de expediente (a lista continha o meu nome e o de alguns alunos do laboratório).
Este Domingo foi preciso entrar e o segurança não autorizou. O aluno em questão ligou-me e pediu que falasse com o segurança mas o segurança disse que não falava ao telefone. O motivo que nos leva a querer entrar no laboratório não é para virmos conversar ou passar tempo, mas para "TRABALHAR".
O aluno veio cá, de longe, gastar combustível e teve que voltar embora.
 
O Laboratório de Robótica parou 7 dias para adaptar brinquedos para crianças com paralisia cerebral e agora temos o trabalho atrasado.
Sujeitamos-nos a trabalhar ao Domingo e somos impedidos de o fazer.
Foi pedida a identificação do funcionário que estava de serviço (Hélder Costa), e depois disso ele ainda ligou para o seu responsável (Ricardo Antunes) que lhe confirmou que não podíamos entrar. Não percebo o motivo de tal atitude.
Ficamos ainda a saber que a lista de autorizações está “no e-mail” dos seguranças, ou seja, se o computador não puder ligar (por alguma avaria) não existe lista.

Quero ainda lembrar outro detalhe. Ontem tínhamos baterias de litium a carregar, as quais se não forem desligadas quando carregadas correm um sério risco de explodir e arder. Já tivemos casos desses.

Aproveito ainda para dizer que a atitude destes novos seguranças é bastante arrogante, quando os abordamos falam sempre com duas pedras nas mãos, nunca ouvem ninguém, e para além disso têm um excesso de zelo que não ajuda em nada.
Quando os alunos querem sair do edifício à noite, têm que esperar que alguém lhes venha abrir a porta. Já esperamos mais de 40 minutos para que nos abrissem as portas. Se houver alguma emergência, não sei como é que as pessoas vão evacuar o edifício.

Somos uma comunidade (ou pelo menos deveríamos ser) que se deveria ajudar em vez de se andarem a estorvar/prejudicar uns aos outros.
Aproveito para realçar que NUNCA tivemos problemas com a equipa de segurança anterior. Sempre forem cordiais com docentes e alunos, e sempre foram respeitadas todas as regras por ambas as partes.

Estou disponível para conversar com algum responsável para esclarecer esta situação, caso eles se dignem receber-me.

Desejo ainda um Feliz Natal a todos (incluindo toda a equipa de segurança).

Com os melhores cumprimentos,
Fernando Ribeiro
Dir. do Departamento de Electrónica Industrial»

(reprodução de mensagem distribuída universalmente na rede da UMinho que nos caiu entretanto na caixa de correio eletrónico)

Sem comentários:

Enviar um comentário