terça-feira, 29 de dezembro de 2015

"Melhorar condições para ´fazer investigação em Portugal` é prioridade"

«Garantia é do ministro da Ciência, Manuel Heitor, que aponta a necessidade de "políticas novas" para que Portugal volte a ser uma referência
O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior apontou como prioridade melhorar a situação de "fazer investigação em Portugal", nomeadamente quanto ao estatuto do investigador, e apontou a qualificação como caminho para tornar o país mais competitivo.
Em Guimarães, à margem da quarta edição do Fórum Anual de Graduados Portugueses no Estrangeiro (GraPE2015), Manuel Heitor afirmou que dar confiança a quem investiu no conhecimento é a "única solução" para que Portugal volte a ser um local atrativo para investigação e travar a "fuga de cérebros" do país.
"O estatuto dos investigadores é uma situação recorrente que depende do esforço de diferentes componentes. Obviamente está incluído no programa de Governo o esforço de melhorar sempre a situação de fazer a investigação em Portugal. É uma das nossas preocupações que requer um esforço gradual das instituições de adaptação a um cenário e a um contexto internacional bastante diferente daquele que havia quando o estatuto foi definido", disse.»

(reprodução de notícia DIÁRIO de NOTÍCIAS online, de 29 de dezembro de  2015)

[cortesia de Nuno Soares da Silva]

Sem comentários:

Enviar um comentário