sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

"Nuno Crato assume que corte no orçamento das universidades vai ser retificado "

"Nuno Crato, Ministro da Educação e Ciência afirma que corte adicional dos 30 milhões de euros às Universidades «vai ser compensado» e que será feita uma «uma retificação que permita às universidades terem um acréscimo de orçamento que é devido». 
O Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) vem reclamando a devolução de cerca de 30 milhões de euros que foram retirados às Universidades aquando da elaboração do Orçamento de Estado para 2014.
A 11 de fevereiro, em comunicado, o CRUP voltou a referir que «as Universidades Públicas aguardam que na dotação prevista para o Ensino Superior em 2014 sejam repostos os montantes» em causa.
Em declarações aos jornalistas, à margem do lançamento do Programa Erasmus +, Nuno Crato afirmou que quer o Primeiro-ministro quer o próprio já reconheceram em reunião com o CRUP a existência de um corte adicional e «já dissemos que esse corte adicional vai ser compensado».
No entanto, explicou Nuno Crato, «precisamos de alguns meses de execução orçamental de 2014 para fazer as contas com todo o rigor e a partir dai fazer uma retificação que permita às universidades terem um acréscimo de orçamento que é devido».
O corte orçamental reclamado pelas Universidades aconteceu, como explicou Nuno Crato, «por não ter sido feito proporcional à massa salarial».
Sem se comprometer com datas, Nuno Crato acrescentou ainda que «esse reajustamento será feito em breve», frisando ainda que «precisamos de alguns meses de execução orçamental para sabermos exatamente em que ponto estamos e onde essa proporcionalidade, do tal corte transversal, foi rompida para podermos fazer o ajustamento que os senhores Reitores e os senhores Presidentes dos Institutos Politécnicos falam, que é um reajustamento que nós já assumimos que iria ser feito»."
(reprodução de notícia tv ciência, de 13-02-2014) 
[cortesia de Nuno Soares da Silva]

Sem comentários:

Enviar um comentário