terça-feira, 28 de maio de 2013

"Universidade de Coimbra mantém actualização das propinas indexada à inflação"

«O líder da AAC contestou o discurso dos que defendem que a actualização do valor da propina indexado à inflação
Adriano Miranda
A Universidade de Coimbra (UC) manteve hoje a actualização do valor das propinas indexada à taxa de inflação, contrariando a intenção dos estudantes que defendiam o congelamento do montante pago anualmente.
"O Conselho Geral da Universidade não decidiu alterar a regra anterior", disse à agência Lusa fonte da UC, aludindo à reunião hoje realizada daquele órgão da instituição, que, entre outros temas, abordou a questão das propinas.
Já o presidente da Associação Académica de Coimbra, Ricardo Morgado, afirmou que a posição do Conselho Geral, "na prática, é um aumento de propinas" e que os representantes dos estudantes "não saíram felizes" da reunião.
"A verdade é simples de explicar, a Universidade de Coimbra cobrará a propina mais alta no Ensino Superior em Portugal", alegou.
O líder da AAC contestou o discurso dos que defendem que a actualização do valor da propina indexado à inflação não é um aumento, já que, se houver deflação, haverá um decréscimo do valor a pagar.
"Entendemos a situação difícil da Universidade, em três anos o Estado cortou 33% do financiamento. Mas nos últimos dois anos a propina subiu mais de 70 euros, é mais um milhão de euros só em actualizações", argumentou Ricardo Morgado.
A propina dos graus de licenciatura na UC situa-se em cerca de 1.037 euros, um valor que deverá aumentar para os 1.068 com a actualização.
O Conselho Geral da Universidade de Coimbra, órgão da instituição ao qual, entre outras competências, cabe a eleição do reitor, é presidido por Rui Vilar e constituído por 35 elementos: 18 representantes dos professores e investigadores, cinco estudantes, dois representantes dos trabalhadores não docentes e 10 personalidades externas à instituição.»
(reprodução de notícia PÚBLICO online, de 28 de Maio de 2013)
[cortesia de Nuno Soares da Silva]

Sem comentários:

Enviar um comentário