quinta-feira, 30 de maio de 2013

Sabedoria é...

"Ciência é o conhecimento organizado. Sabedoria é vida organizada". 

Kant

[cortesia de Clara Costa Oliveira]

"A importância do Conselho Geral"

«Neste ponto, foi ainda enfatizada a importância do Conselho Geral e o papel que o mesmo desempenha no seio da Instituição. Neste sentido, foi considerado relevante dar-se um sinal claro e positivo para a sociedade, em particular para a Academia, designadamente através da escolha das personalidades externas, as quais poderão acrescentar valor e ajudar a compreender melhor a difícil situação em que o país se encontra.»

(reprodução de excerto de Proposta de Ata Nº 02/2013 de Reunião do Conselho Geral da Universidade do Minho, realizada aos vinte e nove dias do mês de abril de dois mil e treze)

terça-feira, 28 de maio de 2013

"Nuno Crato quer criar consórcios para os cursos com poucos alunos que funcionem numa mesma região"


(título de artigo Diário Económico, datado de 2013/05/28, disponível no sítio do CRUP)

[cortesia de F. Pacheco Torgal]

"Universidade de Coimbra mantém actualização das propinas indexada à inflação"

«O líder da AAC contestou o discurso dos que defendem que a actualização do valor da propina indexado à inflação
Adriano Miranda
A Universidade de Coimbra (UC) manteve hoje a actualização do valor das propinas indexada à taxa de inflação, contrariando a intenção dos estudantes que defendiam o congelamento do montante pago anualmente.
"O Conselho Geral da Universidade não decidiu alterar a regra anterior", disse à agência Lusa fonte da UC, aludindo à reunião hoje realizada daquele órgão da instituição, que, entre outros temas, abordou a questão das propinas.
Já o presidente da Associação Académica de Coimbra, Ricardo Morgado, afirmou que a posição do Conselho Geral, "na prática, é um aumento de propinas" e que os representantes dos estudantes "não saíram felizes" da reunião.
"A verdade é simples de explicar, a Universidade de Coimbra cobrará a propina mais alta no Ensino Superior em Portugal", alegou.
O líder da AAC contestou o discurso dos que defendem que a actualização do valor da propina indexado à inflação não é um aumento, já que, se houver deflação, haverá um decréscimo do valor a pagar.
"Entendemos a situação difícil da Universidade, em três anos o Estado cortou 33% do financiamento. Mas nos últimos dois anos a propina subiu mais de 70 euros, é mais um milhão de euros só em actualizações", argumentou Ricardo Morgado.
A propina dos graus de licenciatura na UC situa-se em cerca de 1.037 euros, um valor que deverá aumentar para os 1.068 com a actualização.
O Conselho Geral da Universidade de Coimbra, órgão da instituição ao qual, entre outras competências, cabe a eleição do reitor, é presidido por Rui Vilar e constituído por 35 elementos: 18 representantes dos professores e investigadores, cinco estudantes, dois representantes dos trabalhadores não docentes e 10 personalidades externas à instituição.»
(reprodução de notícia PÚBLICO online, de 28 de Maio de 2013)
[cortesia de Nuno Soares da Silva]

segunda-feira, 27 de maio de 2013

"CONVITE | Apresentação Pública do Conselho Geral - Membros Externos | 3 de junho | Salão Nobre da Reitoria | 11h15"

«Conselho Geral da Universidade do Minho

Informação / Convite à Academia

O Conselho Geral é o órgão colegial máximo de governo e de decisão estratégica da Universidade, integrando representantes dos seus corpos e personalidades externas, vinculando a sua ação à realização da missão da Universidade e à prossecução do interesse público, de acordo com o disposto no artigo 28.º dos Estatutos da Universidade do Minho.

A tomada de posse dos Membros Externos do Conselho Geral da Universidade do Minho realizar-se-á pelas 10h00 do dia 3 de junho de 2013, em sessão restrita aos seus membros, seguindo-se os procedimentos para a eleição do Presidente, do Vice-presidente e do Secretário do Órgão.
De acordo com o comunicado divulgado no passado dia 10 de maio, informa-se a Comunidade Académica que a apresentação pública do Conselho Geral da Universidade do Minho, com a sua nova composição, terá lugar no Salão Nobre da Reitoria, no Largo do Paço, no dia 3 de junho de 2013, pelas 11h15, cerimónia para a qual se convida a Academia.
Recorda-se que passarão a integrar o Conselho Geral da UMinho, além dos membros eleitos pelos seus pares, as seguintes personalidades: Dr. Álvaro José Brilhante Laborinho Lúcio; Eng. António Murta; Arquiteta Helena Roseta; Doutor Howard Davies; Dra. Isabel Furtado e Doutor Manuel Carvalho da Silva. As notas biográficas encontram-se disponíveis na página do Conselho Geral www.conselhogeral.uminho.pt, acedendo-se a elas acionando o respetivo nome.

Saudações académicas,
José Cadima Ribeiro
Professor Catedrático
________________________________
Conselho Geral
Universidade do Minho
Tel.: 253 601104
Fax: 253 601119

(reprodução de mensagem emitida pela entidade identificada, entretanto distribuída universalmente na rede electrónica da UMinho)

"Projects rated as excellent were not financed. Additionally, liquidity became erratic."

Artigo Euroscientist 
As the crisis deepens in Portugal…
http://euroscientist.com/2013/05/as-the-crisis-deepens-in-portugal%E2%80%A6/

(cortesia de F. Pacheco Torgal)

"Fuga de brasileiros dá rombo às universidades"

«O Governo brasileiro cancelou as bolsas de licenciatura e mestrado aos alunos que queriam vir estudar para Portugal. A medida pode custar cerca de três milhões de euros às universidades e politécnicos.
Só a Universidade do Porto (UP) estima que já não vai receber 400 alunos de licenciatura e mestrado a partir de junho ao abrigo do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF). Esta perda de receita pode atingir os 400 mil euros por ano, calcula, ao JN, António Marques, vice-reitor da UP para a área de relações internacionais.»
(reprodução de notícia JORNAL DE NOTÍCIAS online, de 2013-05-26)

[cortesia de Nuno Soares da Silva]

sábado, 25 de maio de 2013

"Agora, os professores não são novos e os alunos também o não são"

Fim de ciclo de um curso e uma ideia alternativa

(título de mensagem, datada de sábado, 25  de maio de 2013, disponível em O Campus e a Cidade)

"Empregabilidade e Ensino Superior em Portugal"

Empregabilidade eEnsino Superior em Portugal: Relatório Final, Setembro 2012
[Autoria do estudo:
José Luís Cardoso, ICS-UL (coordenação)
Marta Varanda, ICS-UL
Paulo Madruga, CIRIUS/ISEG-UTL
Vítor Escária, CIRIUS/ISEG-UTL
Vítor Sérgio Ferreira, ICS-UL
Colaboração técnica:
Alexandra Raimundo, ICS-UL
Apoios:
Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-UL)
CIRIUS/Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa (ISEG-UTL)
Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES)]

(cortesia de F. Pacheco Torgal)

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Em momento de aprovação de contas: "credibilidade da informação"

"Para maior credibilidade da informação, quem certifica legalmente as contas deveria ser diferente de quem emite o parecer do Fiscal Único."


quinta-feira, 23 de maio de 2013

"Possibilidade de voto eletrónico"

«O Presidente, ao entrar na análise deste ponto, deu conhecimento de uma mensagem da Professora Minoo Farhangmehr e procedeu à leitura do relatório elaborado pela Comissão Eleitoral do CG por ela remetido ao órgão, dando ênfase às considerações de maior relevância enunciadas, nomeadamente a possibilidade de voto eletrónico.
Seguidamente, abriu o período de debate para os Membros do Órgão comentarem ou partilharem alguma informação.»

(reprodução de excerto de Proposta de Ata Nº 02/2013 de Reunião do Conselho Geral da Universidade do Minho, realizada aos vinte e nove dias do mês de abril de dois mil e treze)

quarta-feira, 22 de maio de 2013

"Reitores esperam que Governo brasileiro continue a financiar formação em Portugal"

«O Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas espera que seja revogada a decisão das autoridades brasileiras de suspender parcialmente um programa através do qual muitos alunos brasileiros optam por estudar em Portugal.
"Este ano teve uma cessação que esperamos seja transitória", disse à agência Lusa o presidente do CRUP, António Rendas, na sequência de uma reunião dos reitores, em que foi tomada uma posição em defesa do prestígio do Ensino Superior português.
Neste momento, disse, face ao grande número de candidaturas para Portugal, foi dada aos estudantes brasileiros a justificação de que seria conveniente optarem por outros países para aprenderem uma segunda língua.
"Essa é uma razão que não é fundamentada porque o que estamos a fazer é qualificar as pessoas em termos académicos, por razões que não têm a ver com a língua", defendeu.
Em causa está, segundo António Rendas, apenas uma das vertentes do programa, designada de "sanduíche", que permite aos estudantes fazer a licenciatura, por fases, nos dois países.
O reitor, da Universidade Nova de Lisboa, afirmou que os estudantes que já estão a frequentar as instituições portuguesas vão continuar e que o problema se coloca para o próximo ano letivo.
"O CRUP espera que esta decisão seja revogada", declarou.
Num texto que espelha a posição do CRUP lê-se que a decisão do Governo brasileiro "não apaga as razões por que muitos jovens brasileiros, de forma crescente, escolhem Portugal como destino para a formação académica a nível internacional", lê-se num texto que marca a posição dos reitores.
O jornal O Estado de São Paulo revelou no primeiro trimestre do ano que a Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior (CAPES) -- entidade do Governo brasileiro e uma das gestoras do programa -- enviou um e-mail a cerca de 9.700 alunos que pretendem estudar em Portugal indicando que poderiam mudar a sua candidatura para outros países, como Estados Unidos, Reino Unido, Canadá e Austrália.
O programa, criado pela Presidente brasileira, Dilma Rousseff, e que oferece bolsas de estudo de graduação de pós-graduação fora do Brasil, além da captação de cientistas para o país -- já enviou para Portugal 2.587 estudantes brasileiros.
A CAPES emitiu então um esclarecimento para dizer que o objetivo é "equilibrar a distribuição de bolsistas noutros países".
Portugal é o segundo país que mais bolseiros brasileiros recebe ao abrigo deste programa (13 por cento), a seguir aos Estados Unidos, com 22 por cento.
Durante uma vista oficial a Portugal, em março, o ministro da Educação brasileiro, Aloizio Marcadante, afirmou que as universidades portuguesas são centros de excelência, rejeitando a polémica sobre o Brasil não querer enviar estudantes para as instituições supostamente "mais fracas" de Portugal.
A questão foi levantada pelo jornal brasileiro, segundo o qual os coordenadores do projeto estarão, na realidade, preocupados com o nível de ensino de várias universidades portuguesas, que seriam "mais fracas" do que as brasileiras, segundo rankings internacionais que avaliam o desempenho dos estabelecimentos de ensino superior.»
(reprodução de notícia JORNAL DE NOTÍCIAS online, de 2013-05-21)

[cortesia de Nuno Soares da Silva]

terça-feira, 21 de maio de 2013

REUNIÃO Nº 003/2013 DO CONSELHO GERAL: CONVOCATÓRIA

«DATA: 3 de junho de 2013
HORAS: 10h00
LOCAL: Sala de Reuniões da Reitoria, Largo do Paço

Agenda da primeira parte
1. Aprovação da ata nº 2/2013 referente à Reunião de 29 de abril de 2013;
2. Posse dos Membros Externos do Conselho Geral da UMinho;
3. Eleição do Presidente do Conselho Geral da UMinho;
4. Eleição do Vice-presidente do Conselho Geral da UMinho;
5. Eleição do Secretário do Conselho Geral da UMinho.

Agenda da segunda parte
 Ratificação da Agenda

Assuntos de iniciativa do CG
1. Informações;
2. Definição e preenchimento das Comissões Especializadas do Conselho Geral.

Assuntos de iniciativa do Reitor
1. Informações gerais;
2. Relatório de Atividades da UMinho - 2012;
3. Relatório de Gestão e Contas Individuais e Consolidadas da UMinho – 2012;
4. Relatório de Atividades e Contas dos Serviços de Acção Social da UMinho – 2012.

Braga, 20 de abril de 2013

José Cadima Ribeiro
Prof. Catedrático»

(reprodução de convocatória de reunião do Conselho Geral da Universidfade do Minho entretanto distribuída pelo secretariado do CG)

"As universidades permanecem demasiado invisíveis entre nós"!


(cortesia de Nuno Soares da Silva)

segunda-feira, 20 de maio de 2013

"Aspetos gerais de organização e funcionamento do Órgão"

«O Presidente chamou a atenção para alguns aspetos gerais de organização e funcionamento do Órgão nesta fase de transição, de modo a garantir o bom funcionamento do CG, nomeadamente a marcação da data da próxima reunião, a eventual criação de uma Inbox ou endereço de email próprio para os membros do CG e a divulgação na Academia das conclusões da reunião através de Nota Informativa. Em seguida, abriu o período de debate.»

(reprodução de excerto de Proposta de Ata Nº 02/2013 de Reunião do Conselho Geral da Universidade do Minho, realizada aos vinte e nove dias do mês de abril de dois mil e treze)

domingo, 19 de maio de 2013

sábado, 18 de maio de 2013

Dos bastidores: em tempo de apresentação de relatórios e contas

"Em geral, não há uma comparação entre o programado/estimado e o que foi efetivamente realizado, i.e., desconhece-se se houve desvios e a explicação para tal." 

quinta-feira, 16 de maio de 2013

"Governo alterou hoje o Estatuto do Bolseiro"

Bolseiros passam a poder dar aulas nas universidades

(título de ensagem, datada de hoje, disponível em UM para todos)

“Peões de um jogo sem futuro”

Notícia Correio do Minho
Enterro da Gata: estudantes contra o fado do desemprego e emigração:
http://www.correiodominho.pt/noticias.php?id=69528

quarta-feira, 15 de maio de 2013

terça-feira, 14 de maio de 2013

Comunicado FENPROF: "´Selvajaria`no YouTube"

«Pretende o Governo sob o eufemismos de “requalificação” deixar dezenas de milhares de trabalhadores em funções públicas, ao fim de 18 meses, sem qualquer vencimento.
Sobre esta medida que classifica de “selvajaria” o constitucionalista Jorge Reis Novais prestou um curto e esclarecedor depoimento à RTP Informação.
Não podemos deixar de tudo fazer para impedir esta iniquidade.
Esta já marcada uma manifestação junto ao Palácio de Belém para o próximo dia 25 de Maio.
Todos temos de pôr termo a esta “selvajaria”.

O Departamento do Ensino Superior e Investigação

(reprodução de mensagem, proveniente da entidade identificada, entretanto distribuída universalmente na rede electrónica da UMinho)

"Semana académica do Minho [...] será encerrada no próximo sábado, dia 18"

Notícia ComUM‘Fado da Indignação’ dá o mote para o Velório da Gata: http://www.comumonline.com/sociedade/item/1808-fado-da-indignacao-da-o-mote-para-o-velorio-da-gata

segunda-feira, 13 de maio de 2013

"Se os brasileiros não querem, há quem queira"

O ensino em inglês para brasileiros 

(título de mensagem, datada de sábado, 11 de maio de 2013, disponível em O Campus e a Cidade)

domingo, 12 de maio de 2013

"Help the ERASMUS programme!"

«Dear Eurodocers,

I am involved in a European Citizen Initiative called Fraternité2020, which aims to save the Erasmus programme.

As you might know, it's currently not all rosy for EU exchange programmes like Erasmus. The EU even thought about reducing the budget for some time, therefore compromising the future of this programme.

Recently, a petition has been started to support Erasmus. The goal is to get 3% of the EU budget for these programmes (currently the share is only 1.6%!). That's why we need to collect the signatures of more than 1 Million people. It is really easy to sign! You just have to go here:

They have only 6 months left and still miss over 900,000 signatures! Is it really possible that there are not 1 million people to sign for more ERASMUS in the future??? The problem is that nobody knows about this petition! So please forward this Email to at least 10 other people and good things will happen to you and Europe ;)

Thank you very much,

Kind regards,
Kathleen

P.S.: If you want to help more, you can find a nice list here:

(reprodução de mensagem que nos caiu entretanto na caixa de correio electrónico, prtoveniente da entidade identificada)

"Este tipo de iniciativas são também uma forma de se divulgar a licenciatura"

Notícia ComUM
EEG dedica dia à contabilidade! 
http://www.comumonline.com/sociedade/item/1800-eeg-dedica-dia-a-contabilidade

sexta-feira, 10 de maio de 2013

"Conselho Geral da Universidade do Minho - Membros Externos"

«Comunicado à Academia

Informa-se a Comunidade Académica que o mandato dos membros externos do Conselho Geral da Universidade do Minho terminou aquando da tomada de posse dos membros eleitos, ocorrida a 3 de abril de 2013.
Considerando o disposto no número 4 do artigo 31.º dos Estatutos da Universidade do Minho, aprovados pelo Despacho Normativo n.º 61/2008, de 5 de Dezembro de 2008, publicados no Diário da República, 2.ª série nº 236, de 5 de Dezembro de 2008, compete ao Conselho Geral promover os procedimentos necessários à cooptação das personalidades externas, sendo o processo presidido pelo representante dos professores e investigadores mais antigo, de categoria mais elevada.
Nesse sentido, na reunião do Conselho, realizada no passado dia 29 de abril, com a presença dos membros eleitos, foi definida a metodologia conducente à cooptação dos membros externos e os respetivos perfis, assentes em critérios diversificados em termos de formação, percurso profissional e área de intervenção.
Nessa reunião foram aprovados, por unanimidade, os seguintes perfis: jurídico-institucional; antigo estudante da Universidade do Minho; relação com o mundo do trabalho; empresarial e regional; social e cultural; internacional.
À luz do que se explicita antes, informa-se a Comunidade Académica que a escolha dos novos membros para o Conselho Geral da Universidade do Minho recaiu nas seguintes personalidades:
perfil 1 - Jurídico-institucional – Dr. Álvaro José Brilhante Laborinho Lúcio; perfil 2 - Ex-estudante da UMinho – Eng. António Murta; perfil 3 - Mundo do trabalho – Doutor Manuel Carvalho da Silva; perfil 4 - Empresarial/Regional – Dra. Isabel Furtado; perfil 5 - Social/Cultural – Arquiteta Helena Roseta; perfil 6 – Internacionalização -  Doutor Howard Davies.
Uma breve nota biográfica de cada uma das personalidades acima mencionadas pode ser consultada em anexo.
Mais se informa que a cerimónia de tomada de posse dos membros externos terá lugar no dia 3 de junho, à qual se seguirá a eleição do presidente. Comunicar-se-á oportunamente a hora do ato público de apresentação dos novos Membros do Conselho Geral, para o qual se convida a Academia.
Saudações académicas,
José Cadima Ribeiro
Professor Catedrático
________________________________
Conselho Geral
Universidade do Minho»

(reprodução do corpo principal de mensagem visando o universo da Academia entretanto distribuída pelo secretariado do CG)

quinta-feira, 9 de maio de 2013

"´As práticas de agressividade física e psicológica` da praxe universitária"

Supremo condena Universidade Lusíada por praxe mortal:

(título de mensagem, datada de 9 de Maio de 2013, disponível em UM para todos)

"Reunião da Comissão Pedagógica do Senado Académico - Nota informativa"

«A Comissão Pedagógica do Senado Académico reuniu no dia 8 de maio de 2013.

O Vice-Reitor Professor Rui Vieira de Castro apresentou algumas informações de interesse geral, designadamente sobre os bons resultados obtidos pela Universidade do Minho no âmbito do programa de Doutoramentos FCT e os processos, presentemente em curso, de acreditação e de avaliação de ciclos de estudos pela A3ES.
A Pró-Reitora Professora Paula Cristina sensibilizou todos os presentes para a necessidade de um forte envolvimento das UOEI no processo de elaboração do Catálogo de Cursos, que passará a reunir toda a informação académica oficial da Universidade do Minho.

A Comissão Pedagógica emitiu pareceres favoráveis, por unanimidade dos membros presentes, sobre as propostas de extinção dos seguintes Cursos, apresentadas pela Escola de Economia e Gestão: Mestrado em Administração da Justiça, Mestrado em Economia, Mercados e Políticas Públicas, Mestrado em Economia e Política das Telecomunicações, Mestrado em Economia e Política da Saúde, Mestrado em Economia e Política do Ambiente, Mestrado em Estudos Europeus, Mestrado em Investigação em Economia e do Mestrado em Matemática Económica e Financeira (esta última proposta foi apresentada conjuntamente pela Escola de Economia e Gestão e pela Escola de Ciências).

A Comissão Pedagógica emitiu também pareceres favoráveis, por unanimidade dos membros presentes, sobre as propostas de alteração da Licenciatura em Química e do Mestrado em Química Medicinal, da Escola de Ciências, e do Mestrado em Língua, Literatura e Cultura Inglesas, do Instituto de Letras e Ciências Humanas.

Foi ainda emitido um parecer favorável, por unanimidade dos membros presentes, sobre a proposta de criação do Curso de Formação Especializada em Infância, Atividade Lúdica e Brinquedo, do Instituto de Educação, incluída, no início da reunião, no ponto “Outros assuntos” da agenda.

Gualtar, 8 de maio de 2013.»

(reprodução de mensagem, distribuída universalmente na rede da UMinho, que nos caiu entretanto na caixa de correio electrónico)

"Os autocarros que fazem a ligação do recinto aos campus, no final da noite, iniciarão o trajeto pelas 4h"

Notícia ComUM
Enterro da Gata com segurança reforçada! 
http://www.comumonline.com/sociedade/item/1797-enterro-da-gata-com-seguranca-reforcada

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Opportunity

"Opportunity is missed by most people because it is dressed in overalls and looks like work."

Thomas A. Edison

 (citação extraída de SBANC Newsletter, May 7, 766-2013, http://www.sbaer.uca.edu)

terça-feira, 7 de maio de 2013

Grupo de Trabalho para a implementação da Contabilidade Analítica

Despacho - RT-34/2013 - Cria o Grupo de Trabalho para a implementação da Contabilidade Analítica

(título de mensagem, datada de 6 de Maio de 2013, disponível em UM para todos)

Comunicado FENPROF: "Financiamento de Projetos Estratégicos 2013-2014"

«Caros colegas,

Chamamos a vossa atenção para a informação recentemente colocada, sem qualquer aviso ou apontador, no site da FCT sobre o Financiamento de Projetos Estratégicos promovidos por Unidades de I&D e Laboratórios Associados para os anos 2013-2014, e que pode ser lido em:
Chamamos a vossa atenção para a enorme gravidade desta informação.

Omitindo qualquer referência à avaliação das unidades de investigação prevista, já com atraso, para 2013, e ao arrepio de informações anteriores, a metodologia indicada para o financiamento para 2013-2014 distingue de forma ilegítima as unidades de investigação pela avaliação efetuada em 2007 (relativa ao período 2003 a 2006!), ficando a maioria das unidades de investigação, todas as que nesse período foram avaliadas positivamente com bom ou muito bom, sem qualquer informação sobre qual o financiamento relativo a 2013-2014.

Somando às indicações de que a FCT não vai cumprir a obrigação legal de abertura, este ano, do concurso de projetos em todas os domínios científicos, esta nova informação vem confirmar a subversão da política de financiamento à investigação científica que, a prosseguir, vai inviabilizar muitas das atividades e fazer regredir a produção científica nacional que cresceu sustentadamente nas últimas duas décadas.

A FENPROF irá hoje tornar a exigir a marcação de reunião com o governo sobre política científica, já prometida pelo Ministro há mais de um mês.

A FENPROF apela a todos os docentes e investigadores, seja qual for a unidade de investigação em que estejam integrados e a respectiva classificação, para contestarem estas medidas de redução do investimento público na ciência.

A FENPROF, realizou este fim de semana o seu 11º Congresso, onde a investigação científica e os e os problemas dos investigadores também marcaram presença. Ver mais informação

O Departamento do Ensino Superior e Investigação

(reprodução de mensagem, com origem na entidade identificada e entretanto distribuída universalmente na rede da UMinho, que nos caiu na caixa de correio electrónico)

domingo, 5 de maio de 2013

Sugestão para a agenda (própria) do CG

Agora que o Conselho Geral está a iniciar funções, no quadro de um novo mandato, talvez faça sentido deixar uma sugestão para a sua agenda, curiosamente transitada do anterior mandato; é ela a seguinte:
«[...] talvez valesse também a pena o CG “pensar e tomar posição” sobre a problemática da rede de ensino superior em Portugal, como sugeriu [...]»

If you want it...

"Don't aim for success if you want it; just do what you love and believe in, and it will come naturally."

David Frost

(citação extraída de SBANC Newsletter, April 30, Issue 765 - 2013, http://www.sbaer.uca.edu)

sábado, 4 de maio de 2013

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Viva...

"Viva o valor simbólico promovido à condição de mito e o fetichismo comprometido com a mitificada sustentabilidade!"

NDNR

"Porque não abrir uma dependência do banco central europeu no departamento de economia"?

A universidade e a comunidade 

(título de mensagem, datada de 26 de Abril de 2013, disponível em Empreender)