«PROFESSOR CATEDRÁTICO EM ENGENHARIA ZOOTÉCNICA, CARLOS SEQUEIRA É REITOR DA UNIVERSIDADE DE TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO (UTAD) DESDE 2010. NÃO VAI COMPLETAR O MANDATO DE QUATRO ANOS, PORQUE ACHA QUE É TEMPO DE ENTRAR SANGUE NOVO NUMA INSTITUIÇÃO QUE TEM DE SER MAIS EMPREENDEDORA. DEIXA UM RASTO DE POLÉMICAS. ABORDA-AS NUMA ENTREVISTA FEITA AO SOM DE MÚSICA CLÁSSICA, UM DOS PRAZERES MAIORES DO REITOR.
JÁ DISSE QUE A UTAD ESTÁ "NO LIMITE DAS SUAS CAPACIDADES", DADO OS CORTES SOFRIDOS NAS TRANSFERÊNCIAS DO ESTADO. A SITUAÇÃO É INSUSTENTÁVEL?
CREIO QUE SIM. DE 2010 ATÉ 2012 TIVEMOS DE ACOMODAR SEIS MILHÕES DE EUROS DE CORTES. FOMOS OBRIGADOS A FAZER COBRANÇAS COERCIVAS, POR VIA JUDICIAL, A ALGUNS CLIENTES DA UNIVERSIDADE, COMO AUTARQUIAS, PARA OBTER RECEITA. NÃO SOMOS CAPAZES DE ACOMODAR MAIS QUALQUER CORTE. "
REDUZIU PESSOAL DOCENTE E NÃO DOCENTE?
QUANDO ME CANDIDATEI, DISSE UMA COISA MUITO CLARA: SAIO SE, POR ACASO, CAUSAR ALGUMA TENSÃO SOCIAL NUMA INSTITUIÇÃO QUE PUGNA PELA COESÃO TERRITORIAL. COMO TEM HAVIDO MUITAS APOSENTAÇÕES, OPTÁMOS POR NÃO FAZER QUALQUER RENOVAÇÃO DE QUADROS.
É REITOR DESDE 2010 E ESTÁ À BEIRA DE PASSAR O TESTEMUNHO. SENTE-SE CANSADO?
DISSE SEMPRE QUE ESTE MANDATO SERIA DE TRANSIÇÃO. UMA UNIVERSIDADE TEM DE SER DIVERSA E UNIVERSAL, PARA PODER OFERECER TODAS AS ÁREAS DE CONHECIMENTO. E, PARA ISSO, TEMOS DE FAZER UMA INFLEXÃO PARA UMA UNIVERSIDADE MAIS EMPREENDEDORA.
E JÁ NÃO SE SENTE COM FORÇAS PARA LIDERAR ESSE PROJETO?
TEMOS TANTA GENTE JOVEM E DE VALOR, COM SANGUE NOVO PARA AGITAR OS PROGRAMAS......
DURANTE TRÊS ANOS E MEIO, COLECIONOU POLÉMICAS. UMA DELAS FOI COM A CÂMARA DE CHAVES, ONDE A UTAD TEM UM POLO. SE DEPENDESSE DE SI, JÁ TINHA FECHADO?
NÃO. ENTENDO QUE A COESÃO TERRITORIAL TAMBÉM SE BASEIA NUMA REDE DE ENSINO SUPERIOR, LOGO SERIA CONTRANATURA DEFENDER O FECHO DO POLO DE CHAVES.
MAS, ENTÃO, POR QUE MOTIVO O PRESIDENTE DA CÂMARA DE CHAVES O ACUSA DE QUERER ENCERRAR O POLO?
ISTO É COMO A BOLSA: SOBE E DESCE. A UTAD ESTÁ A FAZER UMA APOSTA NAQUILO A QUE CHAMA O CAMPUS DE ÁGUA, TRABALHANDO EM TORNO DESSE RECURSO NATURAL. O RELACIONAMENTO COM O POLO DE CHAVES PASSARÁ POR AÍ.
OUTRA DAS CONTROVÉRSIAS TEM A VER COM A INTEGRAÇÃO DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE BRAGANÇA (IPB) COM A UTAD. O SENHOR DEFENDE-A, O PRESIDENTE DO IPB RECUSA-A. ELA É INEVITÁVEL?
É INEVITÁVEL, PARA GANHAR ESCALA E CORTAR CUSTOS. HÁ VALÊNCIAS DO IPB QUE COMPLEMENTARIAM VALÊNCIAS DA UTAD E VICE-VERSA. HOJE TEMOS UMA PROLIFERAÇÃO DE FORMAÇÕES QUE CONSIDERO SUICIDA, PORQUE VÃO SENDO ESVAZIADAS DE ALUNOS. DOU O EXEMPLO DA PRÓPRIA UTAD: A MASSA CIENTÍFICA QUE ESTÁ AQUI ANCORADA EM TORNO DAS CIÊNCIAS FLORESTAIS RECEBE APENAS UM, DOIS OU TRÊS ALUNOS. ISTO É INSUSTENTÁVEL E ESPECIALMENTE GRAVE NOS TERRITÓRIOS DE BAIXA DENSIDADE. CORREMOS O RISCO DE TERMOS UNIVERSIDADES À MÍNGUA NO INTERIOR.
EM OUTUBRO DO ANO PASSADO, 5 DOS 6 MEMBROS COOPTADOS DO CONSELHO GERAL (CG) DA UTAD DEMITIRAM--SE ACUSANDO A INSTITUIÇÃO DE "INÉRCIA INTERNA ALTAMENTE LESIVA DOS SUPERIORES INTERESSES DA UNIVERSIDADE".
NEM EU NEM A ACADEMIA NOS REVEMOS NESSAS ACUSAÇÕES. BASTA TER O GOOGLE ATIVADO E ESTAR ATENTO AOS JORNAIS PARA VER O QUE A UTAD FAZ. INTERPRETEI O COMUNICADO SOB DUAS PERSPETIVAS. ELE TEM SUBJACENTE UM ALERTA PARA O QUE ESTÁ A PASSAR-SE NA REDE DE ENSINO SUPERIOR, NO QUE DIZ RESPEITO AOS CORTES. POR OUTRO LADO, PODERÁ TRADUZIR ALGUMA DIVERGÊNCIA DE OPINIÃO.
QUER ESPECIFICAR?
DEFENDO UMA UNIVERSIDADE ABERTA A TODAS AS ÁREAS DE CONHECIMENTO, POTENCIANDO, INCLUSIVAMENTE, ÁREAS DE INTERFACE COM A SAÚDE.
ESSA APOSTA EM MEDICINA FOI VETADA PELO CG?
FOI. O MANDATO DO CONSELHO ACABAVA EM FEVEREIRO. HÁ VÁRIAS MANEIRAS DE SAIR. UMA DELAS É UM GRITO DE IMPOTÊNCIA, COMO EU PRÓPRIO SINTO QUANDO SE DIZ QUE TEMOS MÉDICOS A MAIS......
O CG TAMBÉM ALUDIU À "PROTEÇÃO DE ALGUNS INTERESSES ESPECÍFICOS QUE PARECEM DOMINAR A UTAD". O QUE É QUE ISTO QUER DIZER?
NÃO FAÇO IDEIA. A POLÉMICA FOI ESTA: DISCORDAMOS QUE SE ABRAM CONCURSOS PARA AS HUMANIDADES QUANDO A NOSSA MATRIZ IDENTITÁRIA SÃO AS CIÊNCIAS AGRÁRIAS E HÁ UMA GRANDE FAIXA AGRÍCOLA VAZIA ENTRE BRAGANÇA E CASTELO BRANCO. EU DEFENDO UMA UNIVERSIDADE ECLÉTICA, AO CONTRÁRIO DO QUE DEFENDIA O CG.
A INDUÇÃO DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL É O PRINCIPAL PAPEL DA UTAD?
É UMA GRANDE COMPONENTE DA NOSSA MISSÃO, SEM DÚVIDA. MAS, PARA FAZER SÓ ISSO, BASTARIA APENAS UM POLITÉCNICO. AS UNIVERSIDADES DEVEM SER UM REPOSITÓRIO DE CONHECIMENTO.
MAS A UTAD NÃO DEVE ADEQUAR OS CURSOS QUE MINISTRA À REALIDADE REGIONAL?
VERIA ESSA COMPONENTE MAIS NO POLITÉCNICO. DEFENDO UM ECLETISMO TRABALHADO EM REDE. SE ASSIM NÃO FOR, CORREMOS O RISCO DE FUNCIONAR MUITO EM DEFESA DA CAPELINHA.»
(reprodução de entrevista JORNAL DE NOTÍCIAS ONLINE - PAULO FERREIRA)
[cortesia de NUNO SOARES DA sILVA]