quarta-feira, 29 de agosto de 2012

"Universidades com regras comuns nas praxes"

«Nove universidades vão ter praxes guiadas por princípios comuns.
"Os órgãos que tutelam as praxes em nove universidades e politécnicos vão subscrever, no início do mês, uma carta de princípios comuns para a recepção a novos alunos. Os 'veteranos' assumem o objectivo de defenderem as chamadas 'tradições académicas' das críticas que se têm tornado mais fortes nos últimos anos face a casos de abuso, definindo para isso os critérios que regem essas práticas", escreve o Público na edição de hoje.
"O documento que será agora assinado terá dois princípios base: o 'respeito pela dignidade humana' e a 'responsabilização individual pelos actos'. A partir destas premissas vão estabelecer-se as regras comuns" a vigorar nas noves academias subscritoras, nota o diário.
"A carta de princípios foi subscrita pelas academias de Évora, Porto, Aveiro, Minho, Beira Interior, Trás-os-Montes e Alto Douro, Leiria e Coimbra. Cada academia vai manter a autonomia para redigir os seus próprios códigos de praxe, mas comprometendo-se a adequá-los às regras agora acordadas. O documento será tornado público no dia 8 de setembro, numa cerimónia agendada para o Páteo deas Escolas da Universidade de Coimbra", refere ainda o jornal.»
(reprodução de notícia DIÁRIO DE NOTÍCIAS online, de 2012-08-28)
[cortesia de Nuno Soares da Silva]

Sem comentários:

Enviar um comentário