quinta-feira, 8 de novembro de 2012

"Comunicado comum de protesto é apresentado sexta-feira"

«Está marcada para amanhã uma reunião no Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP). A principal ordem de trabalhos é a discussão de uma ação conjunta para mostrar insatisfação face ao Orçamento do Estado para 2013. Por Liliana Cunha, Ana Duarte e Ana Morais
O reitor da Universidade de Coimbra, João Gabriel Silva garante que uma ação conjunta entre universidades ainda está a ser “desenhada” e pretende ter um grande impacto para a sociedade civil. O protesto das 14 universidades está marcado para sexta-feira e pretende ser realizado por todas ao mesmo tempo. A possibilidade de encerrar as instituições nesse mesmo dia não é negada pelo reitor – “não descarto essa possibilidade nem qualquer outra”. A fragilidade da continuação das Instituições do Ensino Superior obriga o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas a reunir amanhã, 7 de novembro, para decidir sobre a ação conjunta das 14 universidades para protelar contra o Orçamento do Estado para 2013.
Por sua vez, o reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Carlos Alberto Sequeira, adianta, para já, que na sexta-feira, ao meio dia, será lido um comunicado "comum a todas as universidades portuguesas, sobre a situação real em que [o ensino] se encontra". Ao caracterizar esta ação como "simbólica", Carlos Sequeira afirma que "temos de sensiblizar a tutela. O descontentamento é nítido e estamos no limiar do sustentável".
A assessora do CRUP, Teresa Botelheiro, afirma que "haverá agora [às 11h30] uma reunião do Conselho de Reitores". "As decisões que sairem de lá serão apresentadas às 17h, em conferência de imprensa", acrescenta.»
Atualizado às 11h29 do dia 7

(reprodução de notícia A Cabra, datada de Terça, 06 de Novembro de 2012 – http://www.acabra.net/artigos/universidades-portuguesas-apresentam-comunicado-comum-de-protesto-sexta-feira-atualizado)

[cortesia de Nuno Soares da Silva]

Sem comentários:

Enviar um comentário