«A Universidade de Évora, numa decisão pioneira entre as universidades portuguesas, passa a adotar a partir de Setembro o conjunto de normas abertas definidas por lei em toda a documentação oficial da Universidade, nomeadamente em todos os documentos editáveis e não editáveis enviados por órgãos da instituição.
Com a publicação do Dec. Lei nº 36/2011 e a resolução do Conselho de Ministros 91/2012 foi estabelecida em Portugal a necessidade de adoção de normas abertas para a informação em suporte digital na Administração Pública.
Deve-se salientar que a adoção de normas abertas é um passo crucial para promover a interoperabilidade dos sistemas informáticos, bem como a liberdade tecnológica dos cidadãos e organizações.
A adoção de normas abertas evita que os utilizadores e instituições fiquem reféns de soluções informáticas baseadas em formatos proprietários, permitindo maximizar a liberdade de escolha das ferramentas informáticas e decidir em função dos critérios de qualidade, funcionalidade e custo, definidos pelas próprias instituições.
A adoção de formatos abertos na Universidade de Évora implica o uso em documentos oficiais dos formatos ODT (Open Document Format), ODS (Open Document Spreadsheet), ODP (Open Document Presentation) e PDF (Portable Document Format).»
(reprodução de notícia http://www.ueline.uevora.pt/ Canais/academia/(item)/14255 , publicada em 10.09.2014)
[cortesia de Nuno Soares da Silva]
Sem comentários:
Enviar um comentário