terça-feira, 12 de abril de 2016

"As universidades portuguesas que estão entre as melhores do mundo"

«Lisboa, Porto, Coimbra, Aveiro e Minho, mas também a Universidade Católica integram os diversos ‘rankings’ das melhores universidades a nível mundial. Saiba quais e porquê.
As escolas de negócios, universidades e programas portugueses estão cada vez mais a marcar pontos nos principais 'rankings' internacionais do ensino superior. Uma subida de 47% no salário, três anos depois de terminarem o “The Lisbon MBA” part-time, que junta a Nova SBE e a Católica Lisbon SBE, foi, por exemplo, o principal indicador a contribuir para a estreia deste programa português no ‘ranking’ dos 100 melhores MBA do mundo do "Financial Times", em Outubro do ano passado.
Já esta semana, o QS World University Rankings by Subject veio reafirmar a Universidade do Porto, Coimbra e Minho entre as 150 melhores do mundo nos cursos de engenharia civil. Mas, são já várias as menções de universidades portuguesas nas listas das melhores do mundo.
Em Outubro, a o “The Lisbon MBA a tempo parcial entrava assim para a 99º classificação do Financial Times, sendo a primeira vez que um MBA português entrava no ‘ranking’ dos Executive MBA desta publicação, assim como o “The Lisbon MBA” a tempo inteiro tinha já sido distinguido pelo Financial Times como o 36º melhor MBA do mundo e 13º melhor da Europa.
Já na avaliação que é feita por cerca de mil responsáveis das melhores escolas de gestão do mundo, no ‘ranking’ da EDUNIVERSAL, a Nova School of Business and Economics recebera cinco palmas, conseguindo assim a classificação de “Universal Business School”, na conção da EDUNIVERSAL – a agência internacional de ‘’rankings’ para o ensino superior, que avalia as melhores escolas de negócios do mundo. E isto, apenas, nas listas mais recentes de 2015.
Também a Católica- Lisbon SBE foi distinguida com quatro palmas no ‘ranking’ da EDUNIVERSAL, assim como o ISCTE e o ISEG, que viram serem-lhes atribuídas três palmas no ‘ranking’ que resulta de uma compilação das recomendações dos directores de mil faculdades de gestão de todo o mundo, que responderam à questão “Que escola(s) recomenda em cada país a quem nele pretenda estudar?”.
Ainda na perspectiva do "Financial Times", quando olhamos para os ‘rankings’ que avaliam as escolas de negócios, o ‘master in Finance’ da Nova SBE surge como o número 1 do mundo em experiência internacional, mantendo o 19º lugar global. Mas foi a Católica Lisbon a estreia portuguesa nos ‘rankings’ do "Financial Times", em 2015, e a primeira a conseguir a ‘triple crow’, o selo das três principais organizações de acreditação mundial. Mas, desde 2013 que a Católica entrou no Top 25 das escolas europeias. A Porto Business School também já é presença habitual na avaliação do principal jornal financeiro.
Contudo, no ‘ranking’ de Xangai é a Universidade de Lisboa que consegue a melhor classificação de sempre de uma universidade portuguesa, ao atingir o 201º lugar entre as melhores do mundo, de acordo com o algoritmo base do ‘ranking’. Seguem-se a Universidade do Porto, no intervalo 300-400, e a Universidade de Coimbra, no intervalo seguinte, 400-500. E o conhecido ‘ranking’ da QS já tinha colocado Porto, Coimbra, Lisboa, Nova e Minho na lista das melhores do mundo, em 2015, na área da investigação e ensino.
Já no "Times Higher Education", o Instituto Superior Técnico é a escola portuguesa mais bem classificada entre o 351º e o 400º lugar. Uma posição que gerou controvérsia, já que o IST integra a Universidade de Lisboa. Neste ‘ranking’, a Universidade de Aveiro, Coimbra, Nova e Porto estão entre o 401º e 500º.

Universidade de Lisboa é a mais bem colocada no ‘ranking’ de Xangai
A Universidade de Lisboa consegue estar na 2ª posição do ‘ranking Sir IBER 2015’, que avalia as universidades da América Latina, Espanha e Portugal. Já no ‘Best Global Universities US News, a Universidade de Lisboa surge no 265º lugar.A universidade que resultou da fusão da Nova com a Técnica é a mais bem colocada no ‘Academic Ranking of World  Universities, surgindo no intervalo das 200 às 300 melhores universidades do mundo.

Universidade do Porto nas melhores 100 em cinco áreas
O Performance Ranking of Scientific Papers for World Universities, que avalia o impacto e a excelência da pesquisa, coloca a Universifdade do Porto nas melhores 100 em cinco áreas cioentificas e no 269º lugar no ‘ranking’ global. A UP chega ainda à 322ª posição mundial (139ª europeia) do Best Global Universities Rankings, uma iniciativa da UA News & World Report.

Nova lidera em Portugal no ranking de Leiden
A Universidade Nova de Lisboa subiu 20 lugares (169º) no ranking de Leiden e lidera em Portugal a lista elaborada anualmente pelo Center for Science and Technology Studies da Universidade de Leiden, na Suiça, e que mede o desempenho da produção científica das 750 principais universidades mundiais.

Universidade de Coimbra é a mais sustentável
A Universidade de Coimbra subiu dez posições no GreenMetric Ranking of World Universities (192º lugar no ranking mundial), que classifica as universidades quanto aos esforços que desenvolvem na implementação de políticas de sustentabilidade.»

(reprodução de notícia ECONÓMICO online, de 11 de abril de 2016

[cortesia de Nuno Soares da Silva]

Sem comentários:

Enviar um comentário